Na manhã desta terça-feira, 31, o prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou o recebimento de 16 caminhões novos para coleta de lixo na capital. Os caminhões pertencem a Empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA, vencedora do 1º lote do processo licitatório, que corresponde à coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos.
Os 16 caminhões são apenas parte do que visa o contrato. A frota chegará a 35 caminhões, segundo o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. Ele afirma que foi uma cláusula, tanto do edital como do contrato, uma frota de até dois anos e a Torre optou por comprar veículos novos. Chegaram os primeiros 16 e depois chegarão os outros.
Atuando efetivamente desde o último dia 17, a Empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA, ficou responsável pelos lotes 1, 2 e 4. O primeiro deles diz respeito à coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos. Neste lote estão incluídos os resíduos domiciliares, comerciais e públicos, cuja quantidade é de 204 mil toneladas por ano. Há também a coleta, o transporte e a descarga de material reciclável e o serviço de educação ambiental.
A Torre atendeu, ainda, às exigências do edital no lote 2 que envolve a coleta, o transporte e a descarga de resíduos sólidos da construção civil e volumosos, e também ao 4º lote da limpeza geral com roçagem mecanizada.
Ao inspecionar os caminhões, Edvaldo destacou como, apesar das intempéries, o processo licitatório foi concluído e de maneira limpa, ética e transparente. “Fizemos um grande esforço e passamos pro diversas fases até chegar ao processo de licitação que era um compromisso da nossa gestão. Esse contrato vai durar cinco anos podendo ser prorrogado por mais cinco. Uma licitação, limpa, ética, idônea, transparente, em que todo mundo teve acesso aos documentos. Assim que tivemos o resultado da licitação, eu mesmo fui até o Ministério Público do Estado e ao Tribunal de Contas para levar toda a documentação e foi constada a lisura do processo e é assim que ajo, de maneira série e responsável”, ressaltou o prefeito.
Empresas licitadas
A licitação da coleta do lixo em Aracaju foi dividida em quatro lotes. Das 12 empresas credenciadas na primeira fase de habilitação e análise dos documentos, oito seguiram no processo e duas foram vencedoras, após a fase final de julgamento dos recursos e contra-razões, a Torre e BTS.
Enquanto a Torre ficou responsável pelos lotes 1,2 e 4, a BTS Terceirização de Serviços LTDA, ficou com o 3º lote, que corresponde aos serviços de varrição e limpeza mecanizada das praias. Neste grupo estão inseridos os serviços de varrição manual de vias e logradouros públicos; os serviços de varrição mecanizada, além da limpeza mecanizada das praias.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Agência Aracaju de Notícias