Para garantir a segurança de todos os forrozeiros durante os seis dias de Forró Caju, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou na manhã desta quinta-feira, 21, o ônibus de monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). O ato ocorreu na praça de eventos Hilton Lopes, local onde será realizada a tão aguardada festa, nos dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho. A expectativa é de receber por noite cerca de 100 mil pessoas.
Totalmente equipada, a Base Comunitária de Videomonitoramento (BCVM) trabalhará de forma integrada com a Central de Monitoramento da GMA, com o auxílio de equipamentos que irão captar em tempo real todos os detalhes da área, como câmeras em alta resolução de 64 terabites. O ônibus conta com nove telas para monitoramento, sala de reunião, além de um gerador elétrico que poderá ser acionado manualmente para evitar falhas no acionamento automático. A base faz parte do projeto “Aracaju Segura”, que prevê uma série de ações de enfrentamento à violência na capital.
Enquanto câmeras de segurança estarão capturando imagens de toda a extensão da praça, 200 guardas municipais atuarão por noite em todo o perímetro interno, distribuídos em postos elevados de observação. Além disso, os guardiões irão supervisionar as revistas nos portões de acesso e fiscalização das saídas de emergência, realizadas por integrantes de uma empresa particular de segurança. O Forró Caju 2018 também irá contar com o apoio das Polícias Civil e Militar, no entorno da festa.
De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o ônibus de monitoramento da GMA é o primeiro a ser liberado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). “Aracaju dá um passo importante no que diz respeito à segurança. A nossa capital foi a primeira a receber a Base Comunitária de Videomonitoramento, depois de nossas solicitações e visita à Brasília. O espaço da festa estará bem monitorado. Além da vigilância da área, teremos câmeras externas acopladas em outros pontos. O ônibus tem uma capacidade enorme de armazenamento das informações. Isso é bastante significativo”, destacou.
O prefeito ressaltou ainda que o veículo poderá ser utilizado por outros órgãos municipais e também estaduais. “A ideia é que esse ônibus seja disponibilizado não só em eventos da Prefeitura, mas também do Governo do Estado. O objetivo é trabalhar de forma integrada com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para garantir a segurança da sociedade”, completou.
Segundo o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), coronel Luís Fernando, o ônibus é uma novidade para capital sergipana, pois irá contribuir para a segurança dos cidadãos. “A base de videomonitoramento poderá ser utilizada em qualquer local da cidade, além do mais, irá possibilitar a realização de parcerias. Será extremamente útil para a prevenção e repressão da criminalidade na cidade”, afirmou.
Na oportunidade, o prefeito falou sobre as futuras implantações do programa ‘Cidade Inteligente’. “Em agosto, começaremos a implantar na cidade de Aracaju a Central de Monitoramento. Será um investimento de R$ 25 milhões para a área da segurança, dos quais R$ 15 milhões serão investidos na Mobilidade Urbana. Vamos colocar 150 abrigos de ônibus e construir quatro novos corredores. Também vamos fazer um grande terminal no Mercado Central para tornar a capital uma cidade ainda mais inteligente, humana e criativa”, pontuou Edvaldo Nogueira.
Por Agência Aracaju de Notícias