A Escola de Contas do TCE/SE promoveu mais uma edição do projeto TCE Cidadão nesta quinta, 24. Na ocasião, estudantes de Direito da Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conheceram o funcionamento dos Tribunais de Contas e acompanharam à sessão do Pleno.
Como parte de projeto, os alunos foram encaminhados ao auditório da Ecojan, onde puderam assistir a uma palestra apresentada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Melo. O tema, “A Constituição Federal e o papel do Ministério Público de Contas”, foi alinhado ao que é transmitido pelo professor Edson Oliveira em sala de aula.
O conteúdo preparado por Bandeira abordou questões como o papel dos órgãos de controle; defesa do interesse público; sustentabilidade constitucional; Tribunais de Contas; MPC e seu funcionamento; e defesa do futuro no mundo jurídico. Este último assunto foi destacado pelo procurador como de grande importância na formação do profissional.
“Costumamos dar destaque ao passado e ao presente dentro das questões do Direito, mas precisamos com urgência debater o futuro, para onde estamos indo na gestão pública. É importante planejarmos e os futuros profissionais devem pensar neste tema junto conosco”, explicou.
O professor Edson contou que busca em seu plano de ensino aproximar os alunos das experiências práticas de aplicação do conteúdo e vê o TCE cidadão como uma oportunidade de concretizar essa experiência.
“É a primeira vez que trago uma turma aqui no TCE para acompanhar o Pleno e a palestra. É uma oportunidade muito enriquecedora para a construção do conhecimento e que contribui para a formação dos alunos. É parte do programa de ensino vivenciar o conteúdo das aulas na prática; agradecemos ao Tribunal por essa experiência única”.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Dicom/TCE