Com o objetivo de discutir e propor medidas para o aperfeiçoamento do serviço policial e consequente enfrentamento dos índices de violência que assolam o Estado, a Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol/SE) instituiu a Comissão Especial de Normatização e Modernização Policial.
O grupo de trabalho criado pela Resolução nº 003/2018 conta com a atuação de seis delegados de Polícia designados pela diretoria da entidade.
A comissão é composta pelos delegados Tarcísio Tenório, da Divisão de Homicídios da Delegacia Regional de Lagarto e vice-presidente de comunicação da Adepol; Hildemar Rios, da Divisão de Combate a Roubos e Furtos de Veículos de Aracaju e vice-presidente financeiro da Adepol; Gilberto Guimarães, ex-delegado geral da Polícia Civil, atualmente titular da 9ª Delegacia Metropolitana de Aracaju; Gabriel Nogueira, do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) de Aracaju e professor de Direito Penal; Lênio Montalvão, da Divisão de Narcóticos da Delegacia Regional de Lagarto; e Tiago Lustosa, da Delegacia Regional de Neópolis.
A Adepol apresenta como principal justificativa a necessidade de contribuir para uma maior organização, controle, segurança, produtividade e eficiência dos trabalhos desempenhados pelos delegados de Polícia, diante do “aumento significativo do número de ocorrências policiais e procedimentos investigatórios, reflexo do crescimento vertiginoso da criminalidade”.
“Nosso objetivo não é substituir a administração superior da Polícia Civil, mas sim de colaborar com os gestores no estudo dos problemas e, consequentemente, sugerir medidas para uma melhor e mais eficiente prestação de serviços à população”, explicou o presidente da Adepol, delegado Isaque Cangussu.
Frentes de trabalho
De acordo com o delegado Tarcísio Tenório, presidente da comissão, os trabalhos serão desenvolvidos em duas grandes frentes: normatização e modernização. “Como o próprio nome da comissão sugere, primeiramente vamos realizar um minucioso trabalho de pesquisa e nos debruçar sobre todos os atos normativos vigentes da Polícia Civil de Sergipe, com o propósito de compilar todo o material produzido e propor as atualizações necessárias dentro da atual conjuntura de demandas cada vez mais virtualizadas”, pontuou.
Já no campo da modernização, o grupo estudará rotinas administrativas e operacionais das unidades policiais. “Nossa missão é também avaliar essas rotinas e a partir daí apresentar sugestões para melhorar as ferramentas atualmente existentes e até mesmo sugerir a implementação de novos recursos tecnológicos”, explicou o delegado Hildemar Rios.
A comissão tem prazo de duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Ao final dos trabalhos, o grupo pretende elaborar um documento com a compilação da legislação estadual e atos normativos vigentes da Polícia Civil, além um manual de procedimentos, com orientações gerais, recomendações, modelos de peças, atos cartorários e expedientes.
O relatório final será encaminhado à Superintendência da Polícia Civil e ao Conselho Superior de Polícia Civil, contendo propostas a serem avaliadas e implementadas de acordo com a oportunidade e conveniência da administração.
Da Assessoria de Imprensa