O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, na manhã desta segunda-feira, 16, o novo formato do Forró Caju e as datas nas quais a festa será realizada. Em coletiva à imprensa, o gestor municipal informou que o evento ocorrerá em vários espaços de Aracaju. Na praça dos mercados centrais, a festa acontecerá nos dias 22,23, 24, 28, 29 e 30 de junho. Já na praça General Valadão, os festejos começam antes, no dia 20, e prosseguem até o dia 30. Haverá ainda o Forró Caju nos bairros, ao longo do mês de junho.
Edvaldo informou que a retomada do evento foi possível graças ao investimento de R$ 4 milhões de verbas federais, fruto da atuação do líder do governo federal no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, que participou da coletiva.
“O forró traduz a alma dos aracajuanos e sergipanos. E o Forró Caju não é apenas um momento de diversão, mas é também o momento de ativar os valores culturais da nossa sociedade. E mais do que isso: é geração de emprego e renda, porque os artistas tocam, os vendedores ambulantes comercializam, tem a presença dos taxistas, a ocupação dos hotéis, da cadeia do Turismo, enfim, é uma festa que movimenta todos os aspectos da economia, do bem-estar das pessoas, da felicidade e, acima de tudo, da cultura. A nossa maior festa está de volta”, afirmou o prefeito.
À imprensa, Edvaldo apresentou como se dará o novo modelo do evento. Na Praça dos mercados, no Centro de Aracaju, o Forró Caju ocorrerá durante seis dias (22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho), com 60 apresentações musicais, de artistas locais e nacionais. Tanto no palco Luis Gonzaga quanto no palco Gerson Filho serão cinco atrações por noite. Já o arraiá que será erguido na praça General Valadão funcionará entre os dias 20 e 30 de junho. Por lá, passarão 16 atrações musicais. No “Forró Caju nos bairros”, a festa ocorrerá por todo o mês de junho, com 54 apresentações artísticas. “Serão 130 atrações, sendo 90% delas de artistas locais”, frisou o prefeito.
Edvaldo ressaltou que o Forró Caju é uma festa para toda a população, sendo totalmente gratuita, não havendo a cobrança de ingressos. “É uma festa gratuita, como sempre defendi. O São João é uma festa pública, que deve continuar gratuita para as pessoas, porque é uma festa de congratulação da nossa gente. Não há camarote pago. É para todos. Por isso nós optamos por esse modelo, que é um modelo que a gente sempre fez, agora de maneira ainda mais ampliada levando a festa para os bairros”, reiterou.
Programação
O prefeito explicou que o anúncio desta segunda-feira teve como objetivo principal confirmar a realização da festa, para que o trade turístico possa se preparar para o evento. “Já tem as datas certas de realização e isso será fundamental para alavancarmos a economia e trazer os turistas. É uma antecedência grande para as pessoas se preparem. Aracaju vai ferver. O coração vai bater, a fogueira vai queimar, a zabumba, a sanfona e o triângulo vão tocar”, destacou.
Em relação à programação, Edvaldo disse que, assim que o Ministério da Cultura confirmar a proposta enviada pela prefeitura, as atrações serão divulgadas. “De antemão, quero dizer que as atrações vão agradar a todos os gostos, a todos os forrozeiros”, garantiu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Agência Aracaju de Notícias