O Palácio do Planalto confirmou neste sábado a posse de Gilberto Occhi, presidente da Caixa Econômica Federal, como novo ministro da Saúde. Nelson Antônio de Souza, vice-presidente de Habitação do banco, assumirá a presidência no lugar de Occhi. A cerimônia foi marcada para segunda-feira, às 10h30, no Palácio do Planalto.
Michel Temer participa de evento no Palácio do Planalto Temer exige compromisso eleitoral de novos ministros e procura nome da base para eleição.
A saída de Gilberto Occhi da presidência da Caixa para assumir o Ministério da Saúde fez o governo e o PP, partido ao qual Occhi é ligado, entrarem em uma queda de braço. O Palácio do Planalto queria que Occhi permanecesse no comando do banco público para evitar pressões da Justiça e do próprio Banco Central para que a escolha do presidente da instituição tenha um caráter técnico.
Occhi, no entanto, já vinha trabalhando para emplacar Nelson de Souza, que também tem o apoio do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Souza também é piauiense e já foi presidente do Banco do Nordeste. Mas o nome dele tinha resistências do Ministério da Fazenda.
Na mesma cerimônia em que Gilberto Occhi será empossado como ministro da Saúde, Nelson Antônio de Souza vai assumir a presidência na Caixa. Valter Casimiro Silveira, que é diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), também será empossado como ministro dos Transportes.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Karla Gamba, O Globo