No último final de semana, os judocas sergipanos Edu Lowgan, categoria até 81 kg masculino, e Istelina Silva, categoria acima de 78 kg feminino, conquistaram duas medalhas de bronze para o Brasil no Pan-Americano de Lima, no Peru. A delegação brasileira conquistou no total 12 medalhas, das quais quatro foram de ouro, duas de prata e seis de bronze. A competição continental integra o calendário de torneios que somam pontos para a classificação olímpica. Os judocas receberam apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer.
Istelina Silva enfrentou a americana Nina Cutro por duas vezes e disputou o bronze com a dominicana Moira Morillo. “Foi uma competição de alto nível. Mas esse é o grande detalhe. A gente que quer chegar a uma Olimpíada tem que enfrentar os maiores judocas do mundo, ganhar experiência e ranquear para garantir vaga na Seleção Brasileira. Esse é o nosso foco”, afirmou.
Já Edu Lowgan conquistou o bronze com três vitórias e uma derrota – e exaltou o alto nível da competição. “Apesar de ser continental, o Pan-Americano de Lima contou com a participação de aletas da Europa, com outras técnicas de defesa e ataque. Eu mesmo enfrentei um judoca francês e foi a minha luta mais difícil. Mesmo assim, conquistei a medalha de bronze. E foi ótimo, porque deu para avaliar o nível em que a gente está e onde podemos chegar”.
Buenos Aires
Ainda em busca do sonho olímpico, Istelina Silva e Edu Ramos embarcam esta semana para Buenos Aires, onde representarão o Brasil no Pan-Americano de Judô da Argentina.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Infonet, com informações da assessoria