O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) anunciou nesta sexta-feira (2) o lançamento da pré-candidatura à Presidência da República da sapateira Vera Lúcia, ativista sindical em Sergipe. O pré-candidato a vice-presidente é o professor Hertz Dias, da rede pública de ensino do Maranhão.
Vera Lúcia, 50 anos, militou no PT, mas foi expulsa do partido em 1992 junto com integrantes do grupo político Convergência Socialista, que anos depois fundou o PSTU. Hertz Dias, 47 anos, é militante do movimento negro e integrante do grupo Gíria Vermelha, que compõe canções de protesto.
Junto com as pré-candidaturas, o PSTU divulgou o manifesto “Um chamado à rebelião! Um projeto socialista”, no qual critica o “projeto capitalista” de pré-candidatos de outros partidos, afirma que as eleições são “um projeto da burguesia” e defende uma “revolução socialista”.
“As eleições não vão mudar a vida. Só uma revolução socialista, que liberte o país da dominação do imperialismo e ponha fim à grande propriedade capitalista, pode mudar o Brasil e a vida do nosso povo”, diz o manifesto.
“Estamos apresentando uma proposta nitidamente socialista, que mostre que só os trabalhadores e o povo pobre organizado podem dar uma saída para essa crise”, afirmou o presidente nacional do PSTU, José Maria de Almeida, candidato a presidente pelo partido em 2010 e 2014.
Do G1 SE.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.