As fortes chuvas causam transtornos para as cidades, como alagamentos, e até desabamentos. Para evitar essas situações que geram desconforto para a população, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está intensificando os serviços de limpeza de canais para evitar o acúmulo de lixo e entulhos.
A prefeitura explica que “as equipes da Secretaria estão visitando vários locais para evitar ocorrências como as registradas em anos anteriores, quando em época de chuva a entrada do conjunto Eduardo Gomes ficava com vários pontos de alagamento”. O serviço constitui na limpeza e abertura de canais e valões que cortam a Rodovia João Bebe Água.
O secretário de Serviços Urbanos, Genivaldo Silva, mais conhecido por Vadinho, informou que a equipe já executou a limpeza nos canais Riacho da Xoxota, Rosa Maria, Jardim Universitário, Rosa do Oeste e o canal que fica localizado ao lado da lagoa de estilização da Deso do Conjunto Eduardo Gomes. “Nesta quarta-feira, a limpeza está sendo efetuada na vala do Madre Paulina”, completa.
Durante o período chuvoso uma parte do material arenoso das construções de empreendimentos imobiliários foi arrastado para a galeria pluvial que passa por baixo da ciclovia, causando obstrução, informa o pedreiro Luiz Carlos, morador do Madre Paulina. “Devido esse volume intenso de construções às margens da rodovia João Bebe Água, basta chover 30 minutos que a galeria inunda e transborda. Com esse alargamento e limpeza da calha do canal, acredito que nas próximas chuvas esse problema não vai se repetir”, explica Luiz Carlos.
O prefeito Marcos Santana acompanhou os serviços e demonstra preocupação com o bem estar dos sancristovenses. “Estamos agindo preventivamente para o livre escoamento das águas, além de combater a proliferação de focos de mosquitos nesses locais”, disse o prefeito.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ascom/PMSC