No dia 11 de janeiro, a Academia Gloriense de Letras (AGL) iniciará as atividades do ano de 2018 numa viagem para a República de Cabo Verde. Lá será efetivada uma troca cultural com a Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) e será dada posse ao primeiro membro correspondente internacional.
A escritora Vera Duarte Pina ocupará a cadeira nº 07 de Membros Correspondentes, cujo Patrono será o poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa. A acadêmica Christina Ramalho tomará posse como membro honorário da ACL.
Na ocasião, será lançado o livro “Literatura entre irmãos: Brasil e Cabo Verde”, uma antologia que reune textos de escritores e escritoras da Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) e da Academia Gloriense de Letras (AGL/SE). Também haverá o lançamento no Brasil.
“É uma grande hora para a AGL, sendo a primeira academia fundada no interior, firmar um convênio com a Academia Cabo-Verdiana de Letras. Será um momento ímpar onde poderemos apresentar nossa literatura, nossos autores, experiências e cultura, como também conhecer a cultura e literatura deles”, disse o presidente da AGL, Lucas Lamonier.
Programação
No dia 12 de janeiro, o presidente Lucas Lamonier, fará a inauguração do ‘Cantinho da Língua Portuguesa’, na Escola Secundária de Chão Bom, na cidade de Tarrafal, em Cabo Verde, no qual doará livros de escritores sergipanos e principalmente escritores glorienses, contribuindo com a literatura local.
No dia 26 de janeiro, a AGL realizará, já em Nossa Senhora da Glória, um evento para apresentar os frutos dessa experiência internacional.
Por Egicyane Lisboa