O ano de 2017 está chegando ao fim e para alguns prefeitos e vereadores é o primeiro ano de mandato que se encerra. O atual cenário político, com tantos escândalos de corrupção, prisões, delações premiadas e malas de dinheiro em apartamentos, transformou o modo como as pessoas encaram a política.
Todos falam em mais responsabilidade e justiça. Percebe-se mais interesse pelos assuntos políticos. Atento a isso, o Portal SE Notícias fará uma série de reportagens que serão publicadas toda terça-feira, cada semana com um vereador ou prefeito.
Essa primeira entrevista foi feita com o vereador pelo município de Itaporanga D’Ajuda, Thiago Luduvice. Ele falou sobre a eleição para presidente da Câmara pelo próximo biênio (2019/2020), as indicações feitas, projetos de lei e agradeceu o apoio recebido dos colegas.
SE Notícias: o que o senhor tem a falar sobre esse primeiro ano de mandato?
Thiago Luduvice: Este primeiro ano de mandato foi marcado pela expectativa, pela vontade de mostrar serviço, de fazer acontecer, de fazer a diferença. Encontrei muitas pedras no caminho, obstáculos, dificuldades e frustrações. Mas esses são sentimentos semelhantes aos que sentem a população Itaporanguense.
SE: o que o senhor destacaria no trabalho desenvolvido durante esse ano de 2017?
TL: apresentei aproximadamente 150 proposituras de minha autoria. Como, por exemplo, calçamentos no residencial Minha Casa Minha Vida, no Povoado Caueira, e na rua lateral da Escola Municipal Teófilo Martins, no Povoado Tapera, pintura das lombadas do município, perfuração de um poço artesiano no Povoado Água bonita, a reforma da quadra poliesportiva do Loteamento Santo Antônio, construção de casas no povoado Tapera, a compra de uma lancha escolar para os estudantes da Ilha Men de Sá e a instalação de um gerador na urgência 24h do nosso município.
SE: o senhor propôs alguma lei?
TL: Sim, foram três projetos de lei. O primeiro institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down, o segundo estabelece diretrizes para a implantação do programa de atendimento ao paciente com câncer e seus familiares e o terceiro dispõe sobre a denominação do Forródromo Sanfoneiro Manoel Sotero. Também teve emendas a projetos, como o n° 033/2017 que cria o Conselho da Juventude, o n° 003 que estabelece o pagamento do piso salarial do magistério e o n° 045/2017 que fixa a despesa de Itaporanga para o próximo ano.
SE: como o senhor avalia o primeiro ano da administração do prefeito Otávio Sobral?
TL: Eu analiso como regular. Pois, durante o ano, poucas ações tivemos. As promessas que foram feitas em campanha e a aplicação do plano de governo não foram realizadas. O prefeito apenas deu continuidade às obras deixadas pela gestão anterior, pouco se produziu. Em menos de 4 meses demitiu mais de 100 pessoas, alegando inchaço no quadro, ou seja, falta de planejamento e habilidade em administrar. Festas tradicionais foram apagadas, programas sociais esquecidos. Enfim, tivemos um ano de muita conversa e ladainha. A revolta da população é grande em nosso município.
Esperamos que em 2018, a administração responda as proposituras apresentada pelos vereadores e que o ano seja de obras, ações, melhorias, trabalho e menos desculpas.
SE: por isso, o senhor criou, junto com outros vereadores, a ‘Liga da Justiça’. Teve bons resultados?
TL: Isso. Éramos cinco vereadores comprometidos com o município. Executamos um trabalho de fiscalização jamais visto na história de Itaporanga. Hoje somos sete vereadores que, com a benção de Deus e muito trabalho sério, conseguimos eleger a nova mesa diretora do próximo biênio, da qual eu fui eleito presidente.
SE: O senhor teve a ajuda da ex-prefeita Gracinha na eleição para a mesa diretora da Câmara no próximo biênio?
TL: A eleição para a mesa diretora biênio 2019/2020 teve sim a ajuda nos bastidores da ex-prefeita Gracinha com seus conselhos e orientações. Também tivemos o apoio do ex-vereador Marcelo Anchieta, Faustinho Sobral e Júnior Garcez (Juninho). E continuo fazendo parte do agrupamento liderado por Gracinha, em busca de um objetivo maior e dias melhores para ao nosso município.
Agradeço a minha vice-presidente, Conceição Anchieta, ao 1º Secretario Ricardo Possidônio, ao 2º Tonho de Luquinha, aos vereadores Renatinho de Zé de Lili, Nena do Gravatá e Wallace do Nova Descoberta que acreditaram e acreditam na minha capacidade de assumir a presidência desta casa.
SE: O senhor conseguiu reativar a festa da mangaba, na Caueira.
TL: Isso faz parte dos 15 requerimentos de minha autoria, que inclui a atualização da tabela salarial dos servidores efetivos, a reativação da banda filarmônica, um projeto de conversão do regime jurídico de funcionários celetistas para estatutários, a construção de um centro de captação de água e o tratamento para o Povoado Nova Descoberta e a abertura da Unidade Básica de Saúde da Caueira, em plantão de 24 horas.
SE: no âmbito familiar o senhor também teve boas novidades esse ano.
TL: (risos) 2017 foi um ano de muitas realizações e eu agradeço a Deus pela vida da minha princesa Lara Gabriele, que veio para alegrar a minha família.
SE: o que a população de Itaporanga D’Ajuda pode esperar do seu trabalho no ano de 2018?
TL: espero que a Administração Municipal responda os requerimentos e que as promessas feitas na campanha saiam do papel. Cobrarei mais ações, obras, melhorias, trabalho e menos desculpas. No mais, que 2018 um ano de paz, saúde e realizações. Estaremos com muita determinação, sempre com o nosso mandato voltado a servir o povo e a nossa querida cidade, buscando honrar os votos que recebemos. Termino 2017 feliz, pois pude encaminhar boas propostas, com a consciência tranquila porque agi com honestidade, sinceridade, compromisso, ética e respeito ao povo que me elegeu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias