As atrações musicais e o potencial turístico do 34º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) foram apresentados ao trade turístico, na tarde desta quinta-feira, 16. A reunião ocorreu no Sandrin e congregou representantes de hotéis, pousadas de agentes de viagens de Sergipe.
A secretária de Governo e Relações Comunitárias, Paola Santana, e o presidente da Fundação de Cultura João Bebe Água, Gaspeu Fontes, mostraram os detalhes do evento que retorna ao Centro Histórico da 4° cidade mais antiga do País após um hiato de 12 anos. A edição 2017 ocorre nos dias 1°, 02 e 03 de dezembro com oficinas, fóruns, Exibição de curtas metragens, exposições fotográficas e de artes visuais, peças teatrais e dança e shows musicais.
A novidade deste ano é ‘Hackathon Carmelita’, um Campus Partycom objetivo de desenvolver soluções, por meio de aplicativos e softwares, para demandas dos moradores nas áreas de Desenvolvimento, Educação, Gerenciamentos de Riscos, Gestão Ambiental, Gestão de Informação, Infraestrutura, Saúde, Segurança, Trabalho e Geração de Renda, Turismo e Cultura.
Gaspeu Fontes afirmou que o FASC simboliza a política de resgate da autoestima da população sancristovense executada pela atual gestão e explicou o trabalho de capacitação que a Prefeitura vem realizando junto aos comerciantes locais para o Festival. “É um projeto de reconstrução de autoestima da cidade que envolve capacitação de comerciantes e de guias de turismo, com cursos básicos de inglês e espanhol. Hoje, estamos firmando uma parceria com o trade porque o turismo é uma atividade econômica que movimenta diversos setores. Estamos preparando a cidade para o festival, inclusive refazendo o calçamento do Centro Histórico para oferecer mais conforto para o público”, disse, acrescentando que os três dias de FASC irão gerar 500 empregos diretos e indiretos.
As oficinas de preparação do comércio para receber os visitantes que passarão pela sede nos dias festivos já começaram. Os eixos trabalhados são ‘Empreendedorismo, Inovação e Cultura para a Economia Criativa’ e ‘Planejamento e Gestão Cultural’.
Diretor presidente do Aracaju Convention, Luís Simões Faria afirma que o FASC reforça o turismo histórico e religioso do estado. De acordo com ele, além da hospedagem, os agentes poderão vender passeios para o município.
“O trade recebe o retorno do Festival como uma boa notícia. Era um evento que estava fazendo muita falta. O que já foi falado nunca morre e o pessoal sempre perguntava sobre o evento. Temos grandes possibilidades de atrair visitantes por meio do turismo histórico, cultural e religioso e São Cristóvão tem grandes possibilidades. Nós parabenizamos a iniciativa da Prefeitura em retomar o FASC. Nossa torcida é pela continuidade do festival”.
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe (ABIH), entidade que representa 40 associados entre hotéis e pousadas-, Daniela Mesquita conta que o trade comemorou o retorno do FASC e destaca o esforço da gestão para incrementar a atividade turística na cidade. “Ficamos surpresos e felizes com o retorno do Festival. São Cristóvão é nossa quarta cidade mais antiga do País e precisamos incentivar o turismo no município. Nós divulgamos São Cristóvão e precisamos desse apoio da Prefeitura para trabalhar o município”.
Recursos
O 34º FASC será realizado a partir de emendas federais, oriundas dos deputados federais João Daniel e Fábio Reis, além de apoio de verbas da iniciativa privada e de empresários que entendem a importância do evento. São emendas federais do turismo e da cultura que servirão para pagar parte da estrutura física e parte dos artistas nacionais
História
Criado na década de 70, o FASC foi elaborado nos corredores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que viu na expressão artísticas dos alunos o mote para desenvolver um evento que abrangesse dança, música e teatro, contemplando questões ligadas ao desenvolvimento intelectual da universidade. Nas últimas edições, no entanto, a UFS não esteve presente na organização, retornando este ano.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por: Assessoria