Na noite de sexta-feira (20), o presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Vanderlan Correia acompanhado pelos vereadores Adailton Lopes (Dito), Morgan Prado, Diego Prado, Paulo Júnior, Irmão Lilo e Rafael da Colina, participaram da solenidade de lançamento oficial da atuação da empresa no vale do rio Vaza-Barris, em Sergipe.
O evento foi promovido pela Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) no Centro Cultural Arnaldo Garcez, em Itaporanga D’Ajuda. Também participaram do ato o prefeito Marcos Santana, o secretário de agricultura, Thiago Correia e o secretário chefe de Gabinete, Mário Freire.
Intitulado “O Vale do Rio Vaza-Barris e a área de atuação da Codevasf: Ações da empresa e possíveis intervenções na região”, o encontro é o primeiro ato oficial da Codevasf na região após sua área de atuação ter sido ampliada. Na solenidade, o superintendente regional César Mandarino fez uma apresentação para expor ações já desenvolvidas pela Codevasf na bacia do rio São Francisco em Sergipe e projetar possíveis ações na nova área de atuação.
A atuação da Codevasf nessa nova área no dia 19 de setembro deste ano, com a publicação da Lei 13.481/2017. O projeto de lei que incluiu o vale do Vaza-Barris entre as áreas de atuação da empresa foi proposto pelos senadores da República Antônio Carlos Valadares (SE) e Lídice da Mata (BA). Durante a tramitação na Câmara de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, o projeto teve relatoria do líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura. O encontro desta sexta-feira teve a participação de vereadores, lideranças comunitárias e técnicos da Codevasf.
“A inclusão da bacia hidrográfica do Vaza-Barris na área de atuação da Codevasf é mais um desafio que temos pela frente, e, para que possamos atender com êxito a essa demanda, necessitamos do apoio do Governo Federal e do Congresso Nacional na alocação de recursos de modo a realizarmos os devidos investimentos e, com isso, correspondermos aos anseios da população local”, afirma o presidente da Codevasf, Avelino Neiva.
O evento reuniu também parlamentares federais, o presidente da Companhia, Antônio Avelino Rocha e o superintendente regional César Mandarino. Junto com os prefeitos das 13 cidades, (Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Macambira, Pedra Mole, Pinhão, São Cristóvão, São Domingos, Simão Dias) as autoridades discutiram possíveis alternativas de atuação para as regiões incorporadas à área de atuação da CODEVASF.
Sobre o Vaza-Barris
A Codevasf já atuava nos vales do São Francisco, do Parnaíba, do Itapecuru e do Mearim, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Maranhão e Ceará, promovendo o desenvolvimento e a revitalização das bacias com uso sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para inclusão econômica e social. Com a inserção do Vaza-Barris, a área de abrangência da Companhia passa de 1.095.895,71 km² para 1.112.093,06 km², o que corresponde a 13,06% do território nacional.
A bacia do rio Vaza-Barris faz limites com a bacia do rio São Francisco (norte e oeste) e com a bacia do rio Itapicuru (sul). No estado de Sergipe, o rio entra dividindo os municípios de Simão Dias e Pinhão, atravessa o estado e deságua no Oceano Atlântico, formando um amplo estuário, próximo ao povoado Mosqueiro, e separando os municípios de Aracaju e Itaporanga d’Ajuda.
Com a ampliação, cerca de 450 mil sergipanos residentes em 13 municípios poderão ser atendidos com ações da empresa pública. Já na Bahia, cerca de 300 mil habitantes que vivem em 12 municípios poderão ser beneficiados pelas ações da Companhia.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da ascom da Codevasf