O governador Jackson Barreto, acompanhado do vice-governador Belivaldo Chagas e do secretário estadual de Saúde Almeida Lima, foi até o município de Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão sergipano, nesta sexta-feira, 06, para anunciar a aceleração das obras de reforma que vêm sendo realizadas no Hospital Regional de Nossa da Glória e a instalação de novos serviços e equipamentos. A reforma possibilitará a ampliação do atendimento médico-hospitalar à população do Sertão sergipano e faz parte das ações empreendidas pelo governo do Estado na interiorização dos serviços de saúde à população. O Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória contará com unidade obstetrícia e ortopédica, UTI e terá ainda um tomógrafo para atender aos pacientes da região.
A notícia foi comemorada pelos prefeitos de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos; de Monte Alegre, Nena de Luciano; de Canindé do São Francisco, Ednaldo da Farmácia; de Porto da Folha, Miguel de Doutor Marcos; de Gararu, Elizabeth Freire, de Itabi, Mané do Povo; de Graccho Cardoso, José Nicarcio; de Feira Nova, José Carlos e de Cumbe, Marcelo Gomes.
Claudiomaro dos Santos, morador do município de Poço Redondo, utiliza constantemente os serviços do hospital. Para ele, a ampliação dos serviços evitará o deslocamento para outras regiões ou até mesmo para Aracaju para ser atendido. “Só a gente sabe o sofrimento que é quando precisamos ir para Aracaju para ser atendido. Estou muito feliz que esse hospital vai ser ampliado e não vamos precisar mais ir para tão longe”, celebrou.
Com a reforma, a população de Nossa Senhora da Glória e regiões circunvizinhas terá um hospital regional com centro cirúrgico e Centro de Material Esterilizado (CME) reestruturados. Além disso, a reforma ampliará alguns setores hospital e possibilitará a inclusão de novas especialidades médicas.
Além da obstetrícia e ortopedia, a quantidade de leitos também será ampliada, garantiu o governador Jackson Barreto em seu discurso. “Sabendo da complexidade da saúde nesta região do sertão, principalmente, na necessidade de oferecer um serviço melhor à população. Por isso, nós estamos aqui para anunciar para todos os municípios da região, todos os prefeitos, vereadores, lideranças, principalmente, para o povo que aquilo que o governador prometeu há cinco meses, o secretário da saúde viabilizou e nós estamos extremamente felizes porque vamos completar uma grande obra no hospital. Vamos fazer o centro cirúrgico funcionar. Vamos trazer toda a área de traumatologia, porque nós sabemos a grande incidência de acidentes automobilísticos aqui na região. Vamos atender à população do sertão para que ela não tenha que ir para Aracaju e tenha que depender de outros hospitais. O hospital de Glória é de grande importância para toda a região. Apesar de todas as dificuldades que estamos passando, vamos redimensionar o hospital e adequar os recursos para que a população seja sempre bem atendida aqui. Estamos realizando um investimento que dá alegria ao coração. Espero que o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória seja o hospital dos sonhos do povo do sertão”, declarou o governador Jackson Barreto.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Almeida Lima, a expectativa é de que as obras sejam concluídas em janeiro de 2018. ” O governo dá a demonstração que o estado está revolucionando a saúde. Estamos garantindo ampliação dos serviços atendidos e melhorando a qualidade nos atendimentos. É um conjunto de ações que deixará assistência à saúde desenvolvida no estado digna de referência em todo o país”, destacou.
Na avaliação do prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento, com a reforma, toda a população do Alto sertão sergipano será beneficiada. “Este hospital tem aproximadamente 30 anos de fundação e com essa reforma será garantida assistência a toda a região. A população do sertão tem muito a agradecer a coragem e tranquilidade do governador, mesmo com tantas dificuldades, para realizar uma obra como esta. Agora, o sertão terá um hospital de direito e de fato”, frisou o prefeito de Nossa Senhora da Glória.
Para o vice-governador Belivaldo Chagas, a ampliação irá desafogar outros hospitais da região e o Hospital de Urgência de Sergipe em Aracaju. “A reforma e ampliação do hospital de Nossa Senhora da Glória é de uma importância fundamental porque vai atender a região como um todo. E mais especificamente, vai desafogar o Hospital de Aracaju. A ideia de fazer com que o centro cirúrgico ligado à ortopedia possa atuar aqui é genial. Porque nós sabemos a movimentação que temos em todo o estado de Sergipe, no que diz respeito à circulação de motos. Um acidente aqui acaba gerando a necessidade de levar essas pessoas acidentadas para Aracaju. Com isso, tudo será resolvido aqui, facilitarando a vida dos familiares e do próprio paciente e desafogará o Huse. O governo acerta em cheio. É uma atitude extremamente importante, numa obra que vai atender a população como todo”, ressaltou.
Hospital
O Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória oferece procedimentos de baixa e média complexidade e é a principal unidade de atendimento da rede pública do Estado para os municípios de Canindé de São Francisco, Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi, Cumbe, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida e Gararu.
Para o superintendente interino do hospital, Djalmo Alves, a reforma dará mais conforto e qualidade de vida aos moradores da região. “Estávamos esperando há anos por uma reforma que, com certeza, trará grandes benefícios para os moradores do interior do estado. A esperança é ter um novo hospital, mais equipado, estruturado e com mais leitos”, declara.
O Hospital oferece pronto-atendimento (emergências) com sala de estabilização, e obstetrícia, com centro cirúrgico que realiza partos cesarianos – média de 120 a 140 partos por mês. O Pronto Socorro presta serviços ambulatoriais e é dotado de laboratório que realiza exames de sangue, urina, fezes, Eletrocardiograma, Raio-X, entre outros. O hospital realizas cerca de 6 mil atendimentos ao mês em média e atualmente possui 32 leitos, 16 para obstetrícia e 16 para clínica médica.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN