O prefeito Marcos Santana (PMDB), participou na tarde desta quinta-feira, 21, na reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) da apresentação e lançamento de um projeto em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. O Projeto Hackthon Carmelita pretende utilizar dados abertos, como os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os conhecimentos dos professores e estudantes da Ciência da Computação e a experiência dos gestores de São Cristóvão para desenvolver projetos que facilitem e melhorem a vida da população.
A primeira experiência dessa parceria poderá ser vista no Festival de Arte de São Cristóvão. Várias equipes compostas por duas pessoas da ciência da computação, uma pessoa da área específica (que pode ser saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, arquitetura e urbanismo), uma pessoa da prefeitura e um representante da comunidade atuaram juntos no desenvolvimento de soluções para a construção de uma cidade mais inteligente.
O professor Rogério Patrício Chagas do Nascimento, coordenador do Projeto e assessor do gabinete do reitor para assuntos tecnológicos, explica o trabalho que será desenvolvido no Festival de Arte. “Antes do Festival de Arte nós iremos identificar algumas demandas e possíveis soluções. Na noite anterior ao início nós iremos montar as estruturas das equipes que vão trabalhar durante o Festival, tudo em parceria com a comunidade”, disse.
Ele também explicou o nome do projeto e falou sobre o pioneirismo do trabalho. “A gente usou esse nome porque representa o Racker, de rackear dados, tudo em beneficio do cidadão, e o Tona vem de maratona. Então trata-se de uma maratona de inovação e soluções tecnológicas que utilizem dados abertos e que a gente pode fazer sistemas de computação para resolver demandas da cidades. É a primeira vez que a Universidade desenvolve um trabalho como esse em parceria com algum município e isso está sendo possível graças à parceria com o prefeito Marcos Santana, que entende os ganhos da população”, afirma.
O prefeito Marcos Santana também falou sobre o Hackthon Carmelita. “Essa é uma oportunidade de ganhar com o conhecimento que é obtido na Universidade Federal de Sergipe, a qual o campus está situado no nosso município. Então é uma relação de troca onde todos ganham, principalmente os estudantes e a população”, garante.
Presenças
Além do professor Rogério Nascimento e do prefeito Marcos Santana, estiveram na apresentação os professores Gilton Ferreira da Silva, coordenador adjunto, Hendrik Macedo, Genésio Ribeiro, mentor do Projeto em Ciências Florestais e Meio Ambiente, Mário Adriano, representando o Magnifico Reitor, Prof. Dr. Ângelo Antoniolli, Wellington da Silva, representando a pró-Reitora de Extensão, Alaíde Hermínia, Mestre Fernando Carvalho, assessor do Reitor e os representantes da Prefeitura de São Cristóvão Deniel Rocha, diretor de Tecnologia, Mário Freire, chefe de Gabinete, Nívia Lima, diretora de Comunicação, e Williams Correia, diretor de Planejamento.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram