A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), recebeu duas mil mudas para ajudar na arborização da cidade. A doação das espécies frutíferas, tamarindo, umbuzeiro e cajueiro, e das espécies florestais, craibeiras, aroeira vermelha e algodão da praia, foi realizada pelo Instituto Vida Ativa, localizado no município de Canindé de São Francisco.
As mudas serão plantadas em vários pontos da cidade no ano que vem. Segundo o assessor técnico da Sema, Vitor Melo, por enquanto, elas vão ficar no horto do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Sementeira. “Essas espécies são de médio e grande porte, mas como elas vieram com pequena estatura, entre dez e 20 centímetros, serão tratadas, para posteriormente, serem plantadas. Elas passam por um período de aclimatação de mais ou menos seis meses para poderem ir para o campo”, explicou.
Essas mudas que foram doadas são fruto de uma parceria de longos anos. O ‘Instituto Vida Ativa’ existe em Sergipe há 18 anos. Durante esse período, sempre atuou sem fins lucrativos para ampliar as áreas verdes do estado. “Não cobramos nenhum centavo pela distribuição das mudas, desde que as prefeituras se comprometam a efetivamente plantá-las”, afirmou o presidente do Instituto, Luiz Eduardo Costa. Ele ressaltou ainda a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Instituto Vida Ativa.
Plano de Arborização
De janeiro até hoje, foram plantadas mais de três mil mudas, em avenidas, praças, parques e escolas. A meta da Prefeitura de Aracaju é de plantar 40 mil, em quatro anos de gestão. “Aracaju aos poucos está sendo reflorestada. A arborização além de melhorar a sensação térmica na capital, diminui a poluição sonora. A arborização é importante para uma cidade que quer ser sustentável”, destacou o assessor técnico da Sema.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por AAN