De ponta a ponta, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, estragou a festa de 70 anos da Ferrari e conquistou a vitória em Monza, na casa da escuderia italiana, neste domingo. Não bastasse isso, o tricampeão desbancou o alemão Sebastian Vettel, que chegou em terceiro, da liderança e assumiu o topo da classificação do mundial de pilotos com três pontos a mais (238 a 235) pela primeira vez na temporada. O finlandês Valtteri Bottas terminou em segundo e completou a dobradinha da equipe alemã.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, terminou em oitavo lugar. A Fórmula-1 retorna no dia 17, no GP de Cingapura, numa pista mais travada, que pode ser mais favorável aos carros vermelhos.
Na largada, Hamilton manteve a posição sem ter sido ameaçado por Lance Stroll ou Esteban Occon. Já Vettel, que largara em sexto precisou de sete voltas para passar Raikkonen e os novatos. Atrás dos Mercedes, no entanto, teve mais dificuldades de aproximação.
Com as posições estabelecidas, Hamilton acelerou para abrir vantagem sobre Bottas e Vettel e fez algumas voltas mais rápidas consecutivamente. Quando fez a primeira parada, estava estava a mais de 20 segundos à frente do alemão.
Na segunda metade da prova, Hamilton só confirmou a superioridade da Mercedes com pneus novos. Chegou a ser um segundo mais rápido do que o rival. Já Vettel viu Daniel Ricciardo se aproximar nas 10 voltas finais. O australiano tirou praticamente mais de um segundo por volta e passou bem perto do alemão na linha de chegada.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
O Globo.com