A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho de São Cristóvão, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gilson Prado Barreto, realizou, na tarde desta segunda-feira, 28, palestra sobre a violência contra a mulher destinada ao grupo de idosos do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Grande Rosa Elze.
O SCFV desenvolve semanalmente atividades físicas orientadas para os idosos, como: alongamento, exercícios de ginástica, brincadeiras e dinâmicas, sempre com o acompanhamento da professora de Educação Física, Andréa Fontes Gois Cunha.
Segundo a assessora jurídica da Semast, Kalyna Tormes, o principal objetivo da secretaria é a conscientização acerca da Lei n° 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, e, sobretudo, abrir canais de reflexão acerca do “Ciclo da Violência” impulsionado por um entorno de discriminação e desvalorização da mulher ao longo da história.
A palestrante e assessora jurídica do Creas de São Cristóvão, Kalyna Tormes, acredita que esse é o caminho para a igualdade. “Penso que, desta forma, estaremos traçando uma rota para que os direitos à igualdade de gênero sejam salvaguardados e a dignidade da mulher restaurada”, disse.
Paloma Gheise, psicóloga e coordenadora do Creas, diz que vários temas são abordados com os idosos assistidos. “Nós temos um trabalho permanente com os idosos, realizado todas as segundas-feiras à tarde. Sempre trazemos temas diferentes, esse mês, por causa do aniversário da Lei Maria da Penha, o tema foi a violência contra a mulher, em setembro traremos outros temas através dos eventos e palestras. O serviço está disponível para idosos a partir de 60 anos e que tenham Cadastro Único. Eles só precisam trazer a documentação aqui no Cras do Grande Rosa Elze, que funciona das 7 às 17h”, explica.
Além dos idosos, participaram da palestra, a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Rafaela da Costa França, e a Assistente Social do Cras, Rosemary Melo.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da ascom/PMSC