Nesta terça-feira (22), será celebrado o Dia do Folclore Nacional. Para marcar a Data, a cidade de São Cristóvão irá sediar três eventos envolvendo alunos de escolas públicas, professores, moradores e todo o público que estiver passando pela cidade nesta ocasião. A partir das 8h, na biblioteca Lourival Baptista, Centro Histórico do município, acontecerá a oficina de contação de histórias sobre lendas folclóricas, trazendo à tona as histórias de: Rita Cacete, João Bebe-Água, entre outros nomes. Já às 9h, na Casa do Folclore Zeca Norberto (vizinho à biblioteca), o público contará com uma explanação especial sobre Mestre Rindú (dentro do projeto O Cordel de Um São Cristóvão Encantado). Já o grupo Chegança, a partir das 10h, fará uma emocionante apresentação dentro do Museu de Arte Sacra.
De acordo com historiador e diretor de turismo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Thiago Fragata, o Dia do Folclore precisa ser um momento de visibilidade para a cultura do município. “Nossa oficina começará às 8h e será para os professores do município, mas também abraçando o público que se interessar pelo tema. Estaremos convocando-os para que os mesmos conheçam as histórias de vida dos nossos artistas, focando nos contos folclóricos de São Cristóvão. A intenção com esta ação é propagar essas informações para que sejam trabalhadas dentro da sala de aula com a criançada, reforçando assim a identidade sancristovenses de nossos jovens”, pontuou. A ação terá seguimento também na Biblioteca Luiz Alberto (rua 50 nº 125, conj. Eduardo Gomes).
Segundo a coordenadora de Educação Infantil, Thallyta Aragão, o início do projeto “O Cordel de Um São Cristóvão Encantado”, ação da Secretaria Municipal de Educação, visa inserir os estudantes sancristovenses da história local. “Para este projeto contaremos com o apoio dos estudantes das escolas Gina Franco e São Cristóvão, que estarão realizando um trabalho de disseminar informações para o restante das escolas do município. Nas últimas semanas realizamos oficinas com esses jovens oficineiros, agora estaremos efetivamente colocando eles para propagar as informações adquiridas nos encontros sobre folclore. O convite também é aberto aos moradores da cidade e ao público em geral”, Thallyta.
Ainda dentro da programação alusiva ao Dia Nacional do Folclore, o Grupo Chegança fará uma apresentação dentro da capela do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, a partir das 10h, convidando a população e os turistas para celebrarem a data.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Ascom/PMSC