O Brasil alcançou a triste marca dos 14,2 milhões de desempregados, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril deste ano. Esse dado é resultado também do atual cenário de recessão financeira, onde mais pessoas estão à procura de emprego enquanto que as empresas reduzem o quadro de funcionários.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua revela que a taxa de desocupação em Sergipe chegou a 15,0% no último trimestre do ano de 2016. No quarto trimestre de 2016, Sergipe tinha a quarta taxa de desemprego mais elevada dos país, ficando atrás apenas do Amapá (16,8%), Bahia (16,6%) e Pernambuco (15,6%). Em números absolutos, o contingente de desempregados em Sergipe aumentou em 55 mil pessoas, passando de cerca de 100 mil no último trimestre de 2015 para os 155 mil registrados no trimestre outubro/dezembro de 2016.
Nesse cenário, em dezembro de 2016, o aplicativo da empresa norte-americana Uber funcionou pela primeira vez em Aracaju. O que representou ameaça aos taxistas bandeira, foi uma luz no fim do túnel para quem procurava uma fonte de renda.
Vários são os casos. Jacilucio tinha um bom emprego na Petrobras. “Eu sou engenheiro, agora estou dirigindo como Uber e também vendo cosméticos. O aplicativo além de uma fonte de renda é um meio para chegar nos meus clientes dos cosméticos”, comemora.
Alexandre Bomfim também ficou desempregado e viu no app uma alternativa para sustentar sua família. “Eu trabalhava de carteira assinada numa empresa têxtil e fiquei desempregado. Agora tenho um filho pequeno e a Uber é minha fonte de renda”, explica.
Helena vê na Uber uma flexibilidade que não há na maioria dos empregos. “É um trabalho onde eu sou o chefe e eu escolho meu horário de trabalho. Não tem os benefícios da carteira assinada, mas é uma renda”, diz Helena.
Mas não é assim tão fácil como parece. Para dirigir com a Uber, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) são analisados pela empresa. Após confirmação, o cidadão precisa baixar o app da Uber e adicionar a observação “exerce atividade remunerada” na CNH. Por último, apenas veículos a partir do ano modelo 2008, com 4 portas e ar condicionado são aceitos no aplicativo.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Redação do SE Notícias