Neste dia 02 de agosto Rogério Carvalho, presidente do partido dos Trabalhadores em Sergipe, celebra idade nova. Natural de Lagarto, esse exímio leonino completa 49 anos com vigor para outras tantas décadas de muita atividade política. Desde as primeiras mobilizações estudantis, como membro do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe – UFS – até os dias de hoje, Rogério lapidou uma sólida carreira que já somam 32 anos.
Após ocupar importantes cargos na área médica, em São Paulo, gabaritou-se para o cargo de Secretário Municipal da Saúde do Município de Aracaju, de onde pilotou uma revolução sem precedentes na história do SUS no Estado de Sergipe.
A frente da pasta, construiu 13 novas unidades de saúde da família. Simultaneamente, autorizou a reforma, ampliação e padronização de outras 32. Com isso, a rede de atenção básica de Aracaju teve um aumento de quase 50% de sua capacidade instalada e 150% do número de equipes de Saúde da Família, o que resultou em um salto exorbitante do número de usuários atendidos pelo SUS.
Ainda no campo dos investimentos, foram construídos, na gestão de Rogério, dois novos hospitais municipais, o Nestor Piva, localizado na zona Norte, e o Fernando Franco, na zona Sul. Também foi reformado, ampliado e adequado os Centros de Especialidades Médicas Siqueira Campos e Augusto Franco. Foi com Rogério Carvalho, Aracaju ganhou o título de primeira capital do País a ter implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que virou referência para todo Brasil.
Em 2006, elegeu-se deputado estadual, um dos mais votados do PT em todo Estado, sendo convidado, pelo então governador Marcelo Déda, a assumir a Secretaria de Estado da Saúde. No cargo, implementou instrumentos gerenciais que consolidaram um novo modelo de assistência em Sergipe que, rapidamente, fariam do Estado, lugar de destaque frente aos demais do País.
No início de 2010, Rogério voltou à Câmara dos Deputados de Sergipe onde exerceu o mandato até o início de 2011. Nesse período, encarou a sua segunda candidatura, dessa vez para Deputado Federal. Eleito com 116.417 votos, teve o maior número de votos da história de Sergipe.
Em 2013, com o intuído de participar do Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores, candidatou-se a presidente do Partido dos Trabalhadores, sendo empossado com 2960 votos. Em maio desse ano, foi reeleito, com 76% dos votos durante o Congresso Estadual do partido.
Antes disso, em 2014, candidatou-se ao Senado da República Federal, pelo estado de Sergipe, não se elegendo por uma diferença mínima de 3.39%. Para 2018, seus planos ainda não estão traçados, mas espera-se uma grande atuação, planos grandiosos que prometem encorpar seu já extenso e sólido currículo de figura pública.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Assessoria de Imprensa