A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu nesse domingo (16), o 4º Encontro de Cacumbis e Convidados em homenagem a José Santana dos Santos, o saudoso “Mestre Deca”. Os grupos folclóricos saíram em cortejo pelas ruas da cidade até a Igreja São Benedito, onde foram realizadas manifestações em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. As comemorações celebram também o aniversário de Mestre Deca, que ocorreu no último dia 13.
Após o cortejo e apresentações folclóricas, houve palestras com Irineu Fontes e Janaína Couve, além e homenagens aos Mestres e Líderes e mais apresentações de grupos de vários municípios, além de Laranjeiras, como Itaporanga, São Cristóvão, Lagarto, Itabaiana, Rosário, Barra dos Coqueiros, Aracaju, Japaratuba e Moita Bonita.
O prefeito Paulo Hagenbeck (DEM, o “Paulão das Varzinhas”, enfatizou que esta é mais uma ação pela valorização da Cultura Popular. “Laranjeiras perdeu esse compromisso com a Cultura, com a sua gente. Nós estamos resgatando isso, a essência do nosso povo, valorizando as suas tradições. Estamos trabalhando a autoestima do laranjeirense, prestando esta homenagem a Mestre Deca que faz história com os Cacumbis”.
Nos dias atuais os Cacumbis têm como objetivo temático a louvação a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, santos protetores dos negros no Brasil. “É uma manifestação coreográfica onde os seus dançadores são verdadeiros artesões da simetria gestual, utilizando um bailado brejeiro e rico”, explicou o prefeito.
Mestre Deca
Nascido em 13 de julho de 1936, na Fazenda Boa Luz (em Laranjeiras), Mestre Deca é filho de Cândido Ramos dos Santos e Maria São Pedro dos Santos. Ele brincava o Cacumbi desde criança com o grande amigo Zé Macario, conduzido pelo inesquecível Zé de Pita. Durante sua trajetória dedicada ao Cacumbi, Mestre Deca recebeu várias homenagens, Troféus, Medalhas, além de um CD gravado com as canções e louvores do folguedo.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Assessoria de Imprensa