Com mais de 170 mil habitantes e uma área de mais de 155km², o município de Nossa Senhora do Socorro, antes conhecido por ser cidade dormitório, atualmente é considerado uma grande metrópole, possuindo uma forte economia com seu comércio crescente e importantes fábricas instaladas na região.
Sua origem, também peculiar a muitas outras regiões do Brasil, tem como traço marcante a miscigenação das raças, a qual é perceptível atualmente com a mistura de características diferenciadas de sua população. Mas muito embora sejam distintos pela etnia, os socorrenses têm suas importantes semelhanças, dentre elas é possível destacar a garra e a fé.
E falando nisso, não se pode falar de Socorro sem falar sobre sua religiosidade. Forte neste aspecto, a religião é marcante no município o qual, desde o século XVIII quando ainda era chamado de Vila de Nossa Senhora do Socorro do Tomar da Cotinguiba, tinha como monumento simbólico uma capela, que em 1864 se tornou a então conhecida igreja Matriz.
Outro aspecto que merece destaque pelo seu fortalecimento ao longo dos anos é a economia local, a qual é marcada pela atuação forte nos três setores. Em seus povoados e em alguns conjuntos, a predominância é dos criadores de camarão e peixes; catadores de crustáceos; pesca; agricultura, em especial o milho verde; horticulturas; bovinocultura de leite e corte, além da criação de equinos.
Já em outros conjuntos do município, a exemplo do João Alves e Marcos Freire, o comércio e as indústrias são destaques na economia, gerando renda e empregos para muitos cidadãos socorrenses. Andando por aqui, pode-se encontrar de tudo, desde pequenas lojinhas às grandes redes de supermercados e fábricas. Tem até um shopping. Legal, não é?
Mas além do Shopping Prêmio, localizado no Marcos Freire I, podemos encontrar outros pontos turísticos famosos em Socorro. Como a Prainha do Porto Grande e a Orlinha no São Braz. Outros atrativos para turistas e para os próprios socorrenses são os festejos culturais, tanto no Carnaval com apresentações locais de reisado e samba de coco, quanto no São João, com quadrilhas juninas e o famoso Forró Siri, a maior festa de São Pedro do estado.
Foi dessa forma que, ao longo dos anos, Socorro foi se desenvolvendo em seus mais diversos aspectos e atualmente se tornou uma das cidades mais importantes do Estado. Com seus 153 anos de história, cultura e religiosidade, completados na sexta-feira, 07 de julho, Nossa Senhora do Socorro ainda é uma jovem cidade que ainda terá muitos anos para comemorar seu progresso contínuo e imprescindível, abraçando a todos e acolhendo quem desejar passar ou morar nesta simples e bela cidade.
É com imensa satisfação que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro convida toda imprensa sergipana para participar dos eventos em comemoração ao 153° aniversário do município. Os eventos serão realizados na próxima sexta-feira, 07 de julho, quando a Prefeitura realizará diversas atividades gratuitas e atrativas para todos os socorrenses.
Confira a programação:
5h – Alvorada;
7h – Início da corrida “1ª Volta de Socorro” (saída do Shopping Prêmio até a sede do município);
9h15 – Ato solene na praça Getúlio Vargas;
10h – Missa Solene em homenagem ao município;
11h – Parabéns da cidade na Praça Getúlio Vargas;
16h – Passeio Ciclístico (saída do Sesi até a Arena de Eventos);
18h – Culto ecumênico (Arena de Eventos);
21h – Show com Anderson Freire (Arena de Eventos)
Acompanhe também o SE notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Secom Socorro