Nesta quinta-feira (29), foi feriado em São Cristóvão, mas o prefeito Marcos Santana cumpriu agenda de trabalho em Aracaju participando de uma audiência na Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Acompanhado dos secretários: Carlos Tadeu (Agricultura e Meio Ambiente) e Fernanda Santana (Assistência Social e Trabalho), o gestor foi recebido pelo superintendente, José Resende, e pelo gerente de Operações e Suporte Estratégico, José Antônio Ribeiro.
Em sua explanação inicial, Marcos Santana fez uma análise da complexidade que caracteriza o município, dotado de dois núcleos urbanos distintos e contando, ainda, com dezenas de povoados com características eminentemente rurais, apesar da localização geográfica muito próxima à capital sergipana. “O nosso objetivo, ao solicitar essa audiência, foi obter informações técnicas a respeito dos programas desenvolvidos pela Conab em Sergipe e quais as possibilidades e procedimentos necessários para que possamos inserir as comunidades sancristovenses nos mesmos, especialmente os produtores rurais. Embora saibamos que o município não possua uma tradição agrícola, acreditamos que é possível estimular esse processo, incentivando a produção e a geração de renda”, enfatizou o prefeito.
De acordo com José Resende, a Conab concentra suas ações, principalmente, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através da operacionalização das modalidades: Compra com Doação Simultânea (CDS), Apoio à Formação de Estoques (CPR-ESTOQUE), e Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF), sendo necessário que haja um processo de organização dos produtores, por meio do associativismo para o acesso. “Na medida em que os potenciais beneficiários dos programas estejam devidamente organizados em suas associações e cumpram os requisitos exigidos pela legislação que norteia a operacionalização, acreditamos que será possível contemplar o município de São Cristóvão, proporcionando desenvolvimento às comunidades. Parabenizamos o prefeito pela iniciativa e nos colocamos à disposição para contribuir”, pontuou o superintendente.
Na avaliação do secretário municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, Carlos Tadeu, o fato de já existirem no município assentamentos rurais de Reforma Agrária, com uma cultura de produção orgânica, voltada para adoção de princípios agroecológicos, caracterizados principalmente, pela não utilização de agrotóxicos, pode representar um grande potencial de desenvolvimento, inclusive do ponto de vista mercadológico. Já Fernanda Santana, secretária da Assistência Social e do Trabalho, disse que a sua equipe técnica já realizou algumas abordagens junto às comunidades rurais, envolvendo cadastramento, identificação de vocações produtivas e orientação quanto aos programas e políticas públicas disponíveis, de forma que os esclarecimentos obtidos na audiência serão compartilhados e servirão para orientar os próximos passos no sentido de se tentar viabilizar o efetivo acesso aos programas executados pela Conab.
No final do encontro, após o prefeito Marcos Santana fazer os agradecimentos, os contatos dos representantes da Prefeitura de São Cristóvão e da Conab foram compartilhados e estabeleceu-se um compromisso de que nos próximos dias serão realizadas reuniões entre os técnicos para aprofundar os entendimentos. Na oportunidade, inclusive, o gerente José Antônio se colocou à disposição para participar de reuniões com os agricultores, em São Cristóvão, a fim de prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários sobre os programas.
Acompanhe também o SE notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por ascom/PMSC