A época mais tradicional no ano em Sergipe já chegou e o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda se encheu de cores, enfeites, bandeirolas e atividades especiais para junto com o público exaltar e manter viva a cultura nordestina. Em mais um São João da Gente Sergipana, a ser realizado nos dias 16 e 18 de junho, o Instituto Banese, através do museu, cumpre seu papel de valorizar, promover e difundir a cultura sergipana marcada por manifestações artísticas e culturais tão expressivas nesse período de festejos juninos.
É um tempo de transmitir a novas gerações o senso de congraçamento e alegria de viver uma cultura peculiar e apreciar uma arte popular singular, que inclui musicalidade envolvente e uma culinária toda especial. Inspirado nestes valores e costumes, o Museu da Gente Sergipana oferece uma programação especial recheada de música, teatro, dança, gastronomia, artesanato e ações educativas para crianças, jovens, adultos e toda a família, com entrada gratuita para todas as atividades.
Quartas-feiras
Durante todas as quartas de junho, das 14h às 16h, a equipe de ação educativa do museu realizará atividades lúdicas explorando aspectos da cultura junina para grupos agendados. Através da ação denominada ‘Quadrilha no Museu’, o público conhecerá mais sobre a origem da quadrilha e os passos e ritmos apresentados nessa dança junina. Já na ‘Oficina de Noções Básicas de Pífano’, os educadores irão contar a história desse tradicional instrumento e transmitir algumas noções de como tocá-lo. Para participar, é preciso ter mais de oito anos para a quadrilha e 12 para a oficina de pífano, além de agendar a participação através do telefone (79) 3218-1551.
A programação é aberta ao público em geral e totalmente gratuita, basta levar a animação e disposição para brincar e dançar forró. Para mais informações sobre a programação, entrar em contato com o Instituto Banese pelo telefone (79) 3218-1551. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju.
16 de junho
A partir das 17h – Feirinha da Gente
17h – Banda de pífanos Nossa Senhora da Conceição, de Simão Dias
18h – Apresentação teatral ‘Talco no Salão, pro forró ficar cheiroso’, do grupo Mamulengo de Cheiroso
19h – Apresentação da quadrilha junina Século XX
Lançamento do livro ‘Quadrilha Século XX – 52 anos de vitórias
20h – Apresentação musical de Lucas Campelo e convidados
18 de junho
12h – Transmissão ao vivo do programa “Puxa o Fole, com Sergival e convidados:
– Grupo São João na Roça, do Povoado São José, em Japaratuba
– Lucas Campelo, sanfoneiro da novíssima geração
– Mestre Ararão, forrozeiro sergipano tradicional
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Ascom/Instituto Banese