Na noite da última terça-feira, 16, os vereadores de Itaporanga D’Ajuda, município a 29km da capital Aracaju, discutiram a decisão da prefeitura de fechar escolas municipais. Durante a sessão os pais dos alunos e moradores do Povoado Morena lotaram as galerias da Câmara em protesto contra a decisão.
A presidente da Câmara, Conceição Anchieta, colocou em votação uma moção de solidariedade às famílias que estão sendo prejudicadas pela decisão da Prefeitura. Dez vereadores votaram a favor, com uma ausência do professor Silvio e um voto contrário do líder do prefeito na Câmara, o vereador Neguinho do Sapé.
Conceição Anchieta disse ainda que “não é fechando escola que se resolve o problema dos baixos índices no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. O melhor é reformar essas escolas e capacitar os professores. O fechamento das escolas do município não resolve o problema, cria outro”. Para demonstrar sua opinião contrária à medida, a presidente da Câmara ainda citou uma frase do filósofo e matemático Pitágoras “educai as crianças e não será preciso punir os homens”.
A decisão da prefeitura
A prefeitura já fechou três escolas do município, dentre elas a Escola Municipal Vicente Mandarino e a Antônio Muniz Barreto, única escola rural do Povoado Morena. Na sessão, o secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, afirmou que outras dez serão fechadas no município e os alunos serão deslocados para outras unidades.
O morador e pai de aluno, José Aldino, também participou da sessão e conversou com a reportagem do SE Notícias sobre o fechamento das escolas. “O secretário de educação esteve na comunidade para conversar sobre o assunto mas nós não aceitamos o fechamento das escolas, pelo risco que oferece para as crianças. Uma criança foi atropelada e, na outra semana, outra ia sendo atropelada. Esse deslocamento até a outra escola é muito perigoso. Os motoristas não são atentos e as crianças são muito pequenas”, explica.
Ainda segundo José Aldino, as escolas ficam no mesmo povoado, mas com até 2km de distância.
Em protesto, na segunda, 15, e na terça-feira, 16, os pais dos alunos fecharam a Rodovia Arnaldo Rollemberg Garcez (SE-270). A prefeitura de Itaporanga alega que há uma nova política de educação sendo implementada no município e cinco escolas estão passando por mudanças. Uma das razões da mudança é o baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias