Cada vez mais, há pessoas se preocupando em ter uma alimentação saudável. Observando este interesse, o Zons promove neste sábado, 06 de maio, a partir das 14 horas, o primeiro “Festival Aracaju Veggie”. O evento, voltado para praticantes e simpatizantes do vegetarianismo e veganismo, irá acontecer na área externa à Biblioteca Pública Epifânio Dória reunindo oficinas, debates, musica e muitas delícias. A entrada é dois quilos de alimentos não perecíveis.
Pesquisas mostram que a adesão por uma alimentação sem carnes tem aumentado no Brasil nos últimos anos. Em 2012, dados do IBOPE indicavam que 8% da população brasileira se declarava vegetariana. Já em 2016, uma matéria realizada pela Folha de São Paulo com empresários do setor vegano apontou um crescimento de 40% no mercado. “Em Aracaju o cenário não poderia ser diferente, temos percebido cada vez mais pessoas buscando opções vegetarianas e veganas. Por isso, criarmos um evento todo dedicado à alimentação consciente”, contou o coordenador do Zons, Victor Balde.
No festival serão debatidas questões relacionadas à filosofia vegeteriana e vegana, saúde, mudanças ambientais, transição da dieta, etc. A programação abre com receitas veganas ensinadas pelo chefe paulista, André Vieland. Vegano há 18 anos, o chefe cozinha por acreditar que o veganismo é uma forma de tornar o mundo melhor e respeitar todos os seres vivos. Em seguida o público poderá assistir às palestras “Direito Animal: Aspectos Gerais”, ministrada por Enne Evelyn, “Educação Humanitária e Libertação”, por Francisco Athayde (BA), e “Nutrição Vegetariana: Mitos e Verdades”, por Laís Martins(BA) e Clarice Cruz.
A tarde segue com os debates sobre “Veganismo e Esportes de Alto Desempenho” apresentado por, Paru Vitu, “Alimentação Consciente: o alimento como mecanismo de integralidade com a natureza”, por Angie Marques e Thayane Andrade, e “Sustentabilidade e Consciência” tendo como facilitador, Felipe Muñoz. O evento encerra com a apresentação musical de Anne Carol (voz e violão), a partir das 21horas.
Para os organizadores do evento, o Festival também foi pensado como uma forma de proporcionar informações para quem não conhece muito sobre o tema, mas tenha curiosidade. “Se você já é adepto deste hábito, venha celebrar o momento com a gente. Se você não é, está mais que convidado para participar e perceber que a mudança vale a pena e não é tão complexa quanto parece”, concluiu Victor Balde.
Serviço:
Data: 06 de maio
Horário: 14 às 22h
Local: área externa Biblioteca Epifânio Dória
Entrada: 2kg de alimento não perecível
Programação
14h às 15h
Atividade: Receitas Veganas
Facilitador: André Vieland
15h às 16h
Atividade: Palestra: “Direito Animal: Aspectos Gerais”
Facilitadora: Enne Evelyn
16h às 17h
Atividade: Palestra “Educação Humanitária e Libertação”
Facilitador: Francisco Athayde (BA)
17 às 18h
Atividade: Palestra “Nutrição Vegetariana: Mitos e Verdades”
Facilitadoras: Laís Martins(BA) e Clarice Cruz
18h às 19h
Atividade: Palestra “Veganismo e Esportes de Alto Desempenho”
É possível ter alto desempenho esportivo com dieta baseada em vegetais?
Facilitador: Paru Vitu
19h às 20h
Atividade: Palestra “Alimentação Consciente: o alimento como mecanismo de integralidade com a natureza”
Facilitadoras: Angie Marques e Thayane Andrade
20h às 21h:
Atividade: Palestra “Sustentabilidade e Consciência”
Facilitador: Felipe Muñoz
Atração Cultural: Anne Carol (voz e violão) a partir das 21h
Patrocinadores
Brumar
Mercato Verde – Produtos Naturais
Sabor Do Bem
Om Burguer Natural
Aho Pizzas Artesanais
Nossa Escola
Rede Ser Integral
Açaí Aju
MarmiZen
Nutrium Empório Funcional
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram