O deputado André Moura (PSC-SE) divulgou uma nota na noite desta quinta-feira (24) na qual afirmou que foi avisado pelo presidente Michel Temer sobre mudanças na liderança do governo na Câmara.
Segundo a colunista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo, o presidente anunciará o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como novo líder do governo na Casa.
“Nesta tarde, em Sergipe, onde me encontro, recebi telefonema do presidente Michel Temer comunicando-me de mudanças na liderança do governo na Câmara dos Deputados. Aproveitei a oportunidade para agradecer-lhe a confiança em mim depositada”, diz a nota de André Moura.
O G1 buscava contato com a assessoria de Temer até a última atualização desta reportagem.
Cabe ao líder do governo, por exemplo, se reunir com os demais deputados da base de apoio e articular votações em projetos que interessam ao Executivo.
O líder também costuma se reunir com frequência com os ministros da articulação política – atualmente Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil) – e com o presidente para definir estratégias em votações.
Ao longo do ano passado, Moura ajudou a articular, por exemplo, a aprovação da emenda constitucional que estabelece um limite para os gastos públicos. Para este ano, as prioridades do Planalto na Câmara são as reformas da Previdência Social e trabalhista.
Embora Moura só tenha anunciado a mudança na liderança do governo nesta quinta, desde o início do mês deputados da base já articulavam a substituição.
Líder da maioria
De acordo com o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, com o objetivo de resolver um impasse entre os deputados da base aliada, o presidente Michel Temer decidiu, além de trocar o líder do governo, criar o cargo de líder da maioria. O posto, segundo o blog, será ocupado por Lelo Coimbra (PMDB-ES).
Íntegra
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada por André Moura:
NOTA À IMPRENSA
Nesta tarde, em Sergipe, onde me encontro, recebi telefonema do presidente Michel Temer comunicando-me de mudanças na liderança do governo na Câmara dos Deputados. Aproveitei a oportunidade para agradecer-lhe a confiança em mim depositada. Foi com enorme orgulho que servi ao projeto de uma gestão reformista – tarefa árdua, aliás, mas fundamental para operar o progresso e provocar resultados positivos pelo Brasil.
Depois de anos de dificuldades econômicas, o País finalmente encontrou seu rumo com a adoção de medidas para retomar o desenvolvimento. A resistência ao novo e às mudanças são sempre elevadas e o governo, mais do que nunca, precisa de uma base unida e coesa. A governabilidade deve estar, portanto, acima dos homens e suas vaidades, e a arte da política percorre caminhos virtuosos que sempre tive o orgulho de trilhar. Assim, posso dizer que tenho a certeza do dever cumprido.
Além do agradecimento pessoal ao presidente Michel Temer, agradeço em especial, pelo trato corriqueiro, o apoio do ministro Eliseu Padilha, do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do ministro Antônio Imbassahy, e de Sandro Mabel, líderes que entendem a dinâmica, funcionamento e força da Câmara dos Deputados. Também agradeço aos líderes partidários, aos colegas parlamentares e aos ministros de Estado, *sem os quais me seria impossível obter o sucesso alcançado na aprovação de todas as votações que conduzimos ao longo do ano de 2016*.
Agradeço ainda a imprensa pela oportunidade de debater ideias e expor pontos de vista, sempre respeitando o contraditório e as peculiaridades típicas de uma democracia.
André Moura
Deputado Federal por Sergipe
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Do G1 Brasília