A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), por meio da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (COPCI), deflagrou nesta quinta-feira, 23, uma operação, intitulada “Operação Carnaval”, em vários municípios do interior do Estado. A ação visou intensificar o cumprimento dos mandados de prisão de crimes relacionados a roubos, tráfico de drogas, latrocínios e homicídios, com o intuito de assegurar mais tranquilidade aos foliões no período de festejos carnavalescos.
Ao todo, 27 pessoas foram presas, um adolescente apreendido, além de cinco armas de fogo e drogas apreendidas, incluindo uma submetralhadora calibre 9mm, durante o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Malhador, Itabaiana, Lagarto, Riachuelo, Pirambu, Cedro de São João, Ribeirópolis, Propriá e Nossa Senhora das Dores.
Durante a operação em Lagarto, o indivíduo identificado como Alan Souza Paixão, vulgo “Alan de Tuca”, de 32 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, acabou reagindo à ordem de prisão dada pelos policiais. No confronto, ele foi alvejado e veio a óbito. O suspeito já havia sido preso pelo mesmo crime em 2010. Com ele foi apreendida uma pistola calibre 9mm, além de vasta munição do mesmo calibre.
Já no município de Cedro de São João, quatro pessoas foram presas, sendo três por tráfico de drogas e um por posse. Em Ribeirópolis, foi preso José Tiago dos Santos, 26 anos, por tráfico de drogas e armas. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38 com seis munições, três armas brancas, além de dinheiro em espécie de quatro nacionalidades diferentes, sendo R$ 636,00, 10 Euros, 56 Dólares e 19 mil pesos chilenos.
Em Itabaiana foi preso Cristiano de Menezes Oliveira, de 26 anos, acusado de praticar assaltos na região. Em Malhador foi preso Éder da Silva Santos, de 35 anos, pelo crime de roubo majorado. Em Nossa Senhora das Dores, Uelson Pereira Santos, de 25 anos, foi preso por tráfico de drogas. Com ele foram apreendidos alguns pinos contendo cocaína.
Em Riachuelo, um homem identificado como Leandro Souza Silva foi preso com uma submetralhadora. Em depoimento, o suspeito confessou que havia escondido a arma no Povoado Tabua, em Malhador. Já em Pirambu, foi preso um rapaz que costumava furtar objetos em casas de veraneio. Com o suspeito, foram encontrados os objetos furtados das casas, além de uma pistola .40 com munições.
Em Estância, policiais civis deram cumprimento ao mandado de prisão em desfavor de Wesley santos de Jesus, 30 anos, acusado de ter executado com golpes de arma branca e disparos de arma de fogo a vítima Kleiton Ângelo Santos Luz. O crime ocorreu no dia 10 de dezembro de 2016, no trevo que dá acesso ao bairro Cajueirinho.
Sobre a operação
De acordo com o coordenador do COPCI, delegado Fábio Pereira, a operação faz parte das ações estratégicas que a Polícia Civil elaborou para garantir a tranquilidade para o período de festejos carnavalescos no interior do Estado. “Trabalharemos em duas frentes durante esses dias de carnaval no interior: a primeira é com o recebimento de ocorrências policiais, lavratura de procedimentos e atendimento ao público nas delegacias de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Neópolis, que funcionarão 24 horas com equipes completas de delegados, escrivães e agentes de polícia. Em Pirambu, haverá atendimento ao público com lavratura de boletins de ocorrência, com escrivães e agentes de polícia. As ocorrências mais graves receberão reforço da delegacia plantonista norte da capital”.
Ainda segundo Fábio Pereira, a segunda frente de atuação será com a intensificação do cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão relacionados a tráfico de drogas e armas, além de roubos, latrocínios e homicídios.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Matéria extraída do site da SSP/SE