Por Aisla Vasconcelos – Infonet
Em entrevista coletiva a imprensa na noite deste domingo, 7, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), a desembargadora Maria Aparecida Gama, informou que 95% do eleitorado sergipano foram as urnas nestas eleições municipais.
De acordo com ela, esse resultado está sendo considerado um excelente ganho para todo o Estado. “A ministra do TSE Carmem Lúcia me ligou quando vinha para cá, ela e o ministro Carlos Brito estavam vendo pelo sistema que em Sergipe houve 95% do comparecimento dos eleitores as urnas e eu acredito que vai ser um dos maiores comparecimento do país, se não o primeiro. E ela ligou para parabenizar não só pela regularidade e normalidade das eleições como por essa vitória”, enfatiza.
Ainda segundo a desembargadora Aparecida da Gama, essa eleição foi um marco para à consolidação da democracia brasileira. “Acho que essa eleição foi uma vitória da democracia brasileira. Uma vitória também da nossa liberdade de votar, pois os eleitores votaram com toda a liberdade. Nossas forças de segurança e o exército garantiram a segurança de todo o pleno eleitoral”, afirma.
Urnas
No final da eleição, Sergipe registrou a substituição de 186 urnas eletrônicas. Desse total, 23 urnas foram substituídas somente na capital. Sobre a substituição das urnas, a desembargadora Aparecida Gama esclareceu que não houve muita alteração. “As alterações foram as adequações do sistema e do programa, mas a biometria funcionou bem e eu acredito que todos vocês reconheceram isso. Nós tivemos a substituição de 4% de urnas. Essa avaliação já era esperada e o TSE vai providenciar a substituição dessas urnas que já são de 2008, por urnas mais novas que vão atender o sistema biométrico para as próximas eleições”, diz a desembargadora.
Processos
Ao ser questionada pela imprensa sobre o julgamento dos processos eleitorais de candidatos que estão na justiça, a desembargadora enfatizou que todos serão julgados em tempo hábil. “Todas as situações serão julgadas. Conversei com a ministra presidente do TSE Carmem Lucia que nos garantiu isso e disse que todos esses processos com recursos serão julgadas em tempo hábil”, garante.
Comemorações
Quanto às comemorações dos vencedores, Aparecida Gama informou que seguirá até a meia noite. “Nesse momento no plano do coronel Iunes ele nos garantiu que a PM permaneceria onde houvesse a necessidade até a meia noite de hoje, inclusive para assegurar a ordem da comemoração dos vencedores”, confirma.