O secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado, visitou no final da tarde desta quarta-feira, 13, as instalações do galpão que abrigará a unidade do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), situada no município serrano de Itabaiana.
A visita do secretário teve como objetivo verificar o andamento das obras. “Nossa presença é para verificar o que está faltando em termos de investimento para que nós possamos tomar as providências administrativas e iniciar o mais rápido possível o curso de formação do pessoal que comporá a unidade. Temos o interesse de inaugurar o Getam no mês de março para que a Polícia Militar, por meio do grupamento, possa reforçar a segurança dos itabaianenses e cidades circunvizinhas. Desejamos dar celeridade aos investimentos, pois se eles estão sendo feitos é preciso que o cidadão veja e se sinta mais seguro com a presença da polícia nas ruas”, esclarece.
O prédio abrigará o grupamento que será composto por 40 a 50 homens mobilizados para atender todo o interior do Estado, com exceção da Grande Aracaju. De acordo com o comandante do Getam, major Gilmar Santana, inicialmente serão 42 motocicletas novas, juntamente com mais 30 motos menores para treinamento. ” O trabalho aqui será para reduzir e controlar os índices de criminalidade da região como um todo. Os maiores índices neste município são referentes a homicídios e roubos, sendo que uma parcela significativa dos homicídios dizem respeito ao latrocínio, roubo seguido de morte. Dessa forma, o foco principal serão os assaltos”, destaca o major.
A mobilidade das motocicletas permitem adentrar em área mais críticas de policiamento, como invasões, vielas e povoados distantes da zona urbana. Além dessa oferta, o Getam consegue atuar no preventivo, repressivo e também no trânsito, onde realiza blitze sejam elas educativas ou repressivas.
Previsto para ser entregue à população em março deste ano, os homens que formarão o grupamento serão capacitados no mês de fevereiro, data em que chegarão as motocicletas, já adquiridas pela secretaria.
Em uma parceria inicial que envolveu a SSP fornecendo o galpão, e a mobilização de diversos segmentos da sociedade, como a Câmara de Dirigentes e Lojistas, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeito, Presidente da Assembleia e comerciantes, já foram realizadas obras concernentes ao levantamento de paredes, colocação de gesso, pintura da fachada, entre outros.
A comerciante Grace Santos, proprietária de uma rede de postos de combustíveis, comenta sobre os esforços individuais para a melhoria da coletividade. “Alguns comerciantes atuaram efetivamente neste empreendimento, Amintas da Nordeste Gesso; Corcino da CrediMóveis; o presidente da Câmara, o Imperador; e a rede Irmãos Coragem, para que fosse possível a realização do projeto na montagem da infra-estrutura do galpão recebido. Já era pra ter instalado aqui na cidade o grupamento, com o auxílio e empenho tanto do secretário Mendonça Prado, como do comandante do Getam, eles conseguiram realizar esse projeto. Estamos aguardando ansiosamente para que possam operacionalizar e atuar efetivamente no combate à criminalidade aqui na região”, comenta.
Reforço no interior
O policiamento do interior é composto pela estrutura dos batalhões e tem o auxílio das unidades especializadas, a exemplo, o Pelotão de Policiamento de Caatinga (Pepac) e o Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati). Neste ano, o Getam se unirá a esta estutura para somar esforços no combate à criminalidade em todo o Estado. O comandante do Comando do Policiamento Militar do Interior, tenente-coronel Eliziel, endossa este papel. “O motopatrulhamento pode alcançar os locais em que as viaturas não chegam. Após a formação dos policiais, serão formadas equipes com três motos e quatro policiais que trabalharão em conjunto fazendo abordagens a pessoas e veículos. Será o fechamento de um ciclo, no qual estão listados o reforço do policiamento do batalhão, um policiamento mais duro e direto na busca de armas e drogas, assim como também uma ação mais efetiva na redução dos índices de roubo a veículos”, explicita.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Informações da SSP/SE