A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o II Encontro do Programa Mais Educação na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Cultural Arnaldo Garcez. O evento teve o intuito de celebrar o sucesso do programa com apresentações de dança das crianças e adolescentes de todas as 10 escolas municipais que contam com o projeto.
Com 750 alunos atendidos, o Mais Educação é um programa educativo em curso, em que as escolas optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica.
Como já mencionado, Itaporanga conta com o projeto em dez escolas, são elas: Escola Padre Everaldo Lima; Escola Beatriz Sobral Garcez, no povoado Araticum; Escola Aurélio Rezende, no povoado Chan; Escola Teófilo Martins, no povoado Tapera; Escola João Sobral Garcez; Escola Aurélio Dias, no povoado Salvador; Escola Padre Everaldo Lima; Escola Antônio Conde Sobral, no povoado Costa, Escola Rafael Alfano; e Escola Antonieta Gambardella.
A coordenadora Municipal do programa, Edna Oliveira, fez questão de abordar a necessidade do projeto em Itaporanga. “O Mais Educação chegou em um momento certo, em que a violência não é mais realidade exclusiva da zona urbana. O programa tem feito a diferença por valorizar a educação integral, com esporte, artes e direitos humanos”, afirmou Edna. Além disso, a coordenadora agradeceu o apoio primordial da prefeita Gracinha, pois “sem o incentivo dela, esse programa não existiria”.
Em sua abordagem, a prefeita Gracinha parabenizou toda a equipe do projeto, diretores, professores, pais e estudantes pelo empenho e aderência ao tipo de aprendizado fornecido pelo programa, que tem transformado a vida dos jovens itaporanguenses. Também informou que a administração pretende contemplar outras escolas municipais com esse projeto. “Havia apenas uma escola com adesão do programa, até que, em 2013, cinco escolas também foram contempladas. Hoje, o número é de 10 escolas e nossa meta é expandir ainda mais esse projeto”, ressaltou a prefeita.
A secretária Municipal de Educação, Doralice Silveira, defendeu a educação integral que o Mais Educação fornece. “Os alunos passam mais tempo na escola lidando com atividades que vão além da sala de aula, de forma lúdica e com bons ensinamentos. Todos os educadores fazem por amor e vontade de ver as crianças prosperarem”, certificou a secretária.
Nada como um bom exemplo para mostrar a efetividade das atividades desenvolvidas. A aluna do programa, Joyce Barbosa, do povoado Araticum, relatou que “o Mais Educação mudou a minha vida. Um bom caminho foi dado a mim, aprendi a ler e escrever por causa dele. Agradeço aos professores, prefeita, diretores e coordenadores por essa conquista”, disse Joyce.
Para a Prefeitura de Itaporanga, não há nada mais gratificante do que receber um bom retorno de um trabalho feito com tanto carinho para a comunidade. O projeto ainda irá mudar o rumo de vários jovens itaporanguenses, através de grandes mestres que fornecem ensinamentos para uma vida toda.
No evento, estavam presentes também o Coordenador Estadual do Mais Educação, Neusvaldo Lima; a coordenadora do Pnaic, Márcia Pereira; o secretário geral do município, Thiago Luduvice; secretário de Esportes e da Juventude, Francinaldo Alves e o professor Neidson Oliveira, representando todos os professores de Itaporanga.