Uma viagem pela história de Zé Peixe. É esse o objetivo principal do espaço cultural e turístico que leva o nome do prático, a ser inaugurado nesta quinta-feira, dia 19. O local vai oferecer aos visitantes, além do acesso a peças e fotografias que fizeram parte da história do ícone sergipano, a oportunidade de encontrar vários ambientes em um só lugar.
Lojas de artesanato, espaço de contemplação ao rio Sergipe, lanchonete, balcão de informações, hall, administração e banheiros fazem parte da estrutura do antigo terminal hidroviário. Isso tudo com total acessibilidade para pessoas com deficiência, que podem circular tranquilamente pelo Espaço Zé Peixe.
Com dois pavimentos, o novo ponto turístico terá em seu primeiro andar três jardineiras com bancos. Os pergolados também marcam presença, mas o destaque fica para a estátua de bronze de José Martins Ribeiro Nunes, o popular Zé Peixe.
Para o governador Jackson Barreto, o novo espaço fomenta o turismo no Centro da capital e resgata a história do estado. “Quando falamos em Zé Peixe, falamos um pouco da história dos mares e do Rio Sergipe. A obra é uma homenagem que é feita a Zé Peixe e irá fortalecer nosso turismo. Teremos artesanato, salão para apresentações e uma área muito bonita de contemplação para o Rio Sergipe. É uma obra que se destaca e uma memória que se preserva”, afirma o governador.
Obra
A obra teve investimento de R$ 1.268.361,98 e os recursos foram provenientes do Programa Sergipe Infraestrutura – BNDES. A realização é da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Para funcionar, o espaço seguiu as recomendações contra incêndio, e recebeu banheiros, rampas e elevador destinados a pessoas com deficiência.
Sergipanidade
O Espaço Zé Peixe é um reconhecimento a sergipanidade. Neste ambiente, cultura, arte e turismo poderão ser apreciados em um ambiente pensado para o público. O local relembra as aventuras do prático Zé Peixe, exímio nadador que através de suas braçadas conduzia os navios no litoral sergipano.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias