A Semana Santa foi de muito peixe na mesa das famílias carentes de Itaporanga D’Ajuda. Mantendo a tradição religiosa no município, a Prefeitura de Itaporanga distribuiu mais de 15 toneladas de peixe, além de arroz e milhares de cocos à população carente, nesta segunda, terça e quarta-feira. O Programa Peixe na Mesa, que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, beneficiou este ano mais de 15 mil famílias itaporanguenses.
A entrega começou na segunda-feira (14), no Ginásio de Esportes, localizado no Centro da cidade, e nos demais dias nos povoados do município. Caminhões frigoríficos entregaram a encomenda de milhares de peixes do tipo corvina, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura.
Cada família recebeu um kit com pescado, coco e arroz para a refeição na Semana Santa. É o caso de dona Helena Silva Santos, moradora do Povoado Nova Descoberta, que chegou cedo para receber o kit. Ela destacou a importância da distribuição do alimento.
“Esse programa é muito bom para a população carente de Itaporanga, pois ajuda muito as pessoas que não têm condições de comprar peixe ter uma mesa farta nesse dia. É muito bom a gente ter uma gestão que se lembra dos pobres, tanto na Semana Santa como em qualquer época. Deus abençoe a prefeita Gracinha por tudo que ela vem fazendo para os pobres de Itaporanga”, disse emocionada.
A distribuição do kit alimentação foi feita entre as famílias cadastradas em programas sociais que têm vinculação com a prefeitura, como explica a secretária de Assistência Social, Elma Regina.
“A equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social cadastrou todas as famílias carentes que realmente precisam dessa ajuda da prefeitura e que fazem parte dos nossos programas sociais. Foram distribuídas milhares de fichas para a população da cidade e dos povoados”, enfatiza Elma Regina.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha) acompanhou pessoalmente a entregue do kit alimentação, tanto na cidade como nos povoados. Ela destacou o sentimento de felicidade de cada família.
“Esse é um programa que muito nos enche de alegria, pois estamos garantindo que na Semana Santa o peixe não falte na mesa das famílias itaporanguenses. Vendo a satisfação e o sorriso esbanjado no rosto de cada pessoa nos dá a certeza que todo esse esforço valeu a pena”, diz a prefeita, acrescentando ser gratificante ajudar o próximo.
“Nada paga um sorriso de felicidade como este. São pessoas carentes. Muitas só terão peixe para comer com suas famílias graças a este nosso programa. É muito gratificante todo este nosso trabalho”, escreve a prefeita Gracinha, que coordenou toda a distribuição ao lado dos técnicos e funcionários da Secretaria Municipal da Ação Social.
Além da sede do município, famílias de mais 48 comunidades foram beneficiadas pelo Programa Peixe na Mesa.
Presenças
Além da prefeita e dos secretários municiais, a entrega do peixe foi prestigiada também pelos vereadores: Marcelo Anchieta, Tonho de Luquinha, Jessé Oliveira, Gordo Propaganda, Gilmar Ureia, Gilson Me Ajude, Professor Humberto, Celinha Sobral, Joelson Bocão e Mariza da Mata, presidente da Câmara Municipal.