O movimento ambientalista Jabotiana Viva é um agrupamento de cidadãos/ãs residentes no bairro Jabutiana, situado na Zona Oeste de Aracaju, que tem como objetivo geral realizar ações afirmativas, educativas e de comunicação, contribuindo para o desenvolvimento social pleno e a sustentabilidade ambiental do Bairro Jabutiana e adjacências. Entre os projetos desenvolvidos pelo movimento, dois se destacam: “Recicle Óleo Jabutiana” e “Excursões Ecológicas Educativas”(EEEs).
A quarta edição será realizada no dia 04 de junho para a Mata da Lagoa do Areal, entre o morro do reservatório da DESO e o Campus da UFS. A concentração acontecerá ao lado da sede da Associação dos Moradores dos conjuntos residenciais Sol Nascente e JK, situada na praça principal daquelas comunidades, na Avenida Cezartina Régis, 335. O início da excursão está previsto para as 8 horas.
O objetivo básico das excursões é educar os moradores para a importância da preservação das águas e da vegetação do “último bairro verde de Aracaju”. Essa expressão é justificada pelo elenco de ocorrências naturais ali existentes: o rio Poxim e riachos afluentes margeados por manguezais, as lagoas Doce e do Areal e remanescentes de Mata Atlântica. Não obstante o avanço vertiginoso da construção civil com suas dezenas de condomínios, além de diversas ações poluidoras e de devastação do verde e das águas que ainda restam naquela localidade. Outros objetivos são proporcionar momentos de lazer saudável e de sociabilidade entre os participantes.
Os organizadores sugerem: “Leve seu kit: boné, camiseta, bermuda, tênis, protetor solar, água, barras de cereais ou frutas e a câmera fotográfica”. Além de não se esquecerem de lembrar o lema do excursionista: “Não deixar nada que não seja pegadas, não trazer nada que não seja lembranças”.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Fonte: movimento ambientalista