Há cerca de sete meses o prefeito de Umbaúba, professor Anderson Fontes Farias, PT, numa assembleia geral com os servidores públicos municipais garantiu que aceitaria discutir, para implementação, o Plano de Cargos e Salários, mas até agora, conforme Cleomar Menezes da Silveira, não houve resposta e nem uma reunião para discutir com os servidores ou através do sindicato da categoria, para manter o canal do diálogo, objetivando a concretização da reivindicação dos trabalhadores.
De acordo com o servidor Cleomar Menezes, a maioria dos companheiros recebe o salário mínimo nacional, como piso. Ressalta que o prefeito paga em dia, mas depois dos descontos, quem ganha o mínimo coloca no bolso pouco mais de quinhentos reais, o que não dá para satisfazer as necessidades básicas.
Cleomar afirma que o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Umbaúba (Sindserv), Jocivaldo Alves dos Santos (Joci) , garante que o prefeito já recebeu o projeto dos servidores
Afirma Cleomar que a categoria está cansada de esperar por uma resposta do prefeito, entendendo que há tempo suficiente, para que o prefeito apresente uma proposta, para iniciar negociações ou que aceite o que foi proposto pelo presidente do sindicato, conforme a vontade da categoria.
Cleomar Menezes informa que o desrespeito ao sindicato não é peculiar a administração do professor Anderson Fontes, uma que administrações anteriores, também, não prestigiaram os trabalhadores públicos municipais que contribuem para o desenvolvimento de Umbaúba.
SINDICATO
Outra queixa do servidor Cleomar é no sentido de que a presidência do sindicato não prestigia os trabalhadores e não existe uma atuação firme.
Cleomar diz que os trabalhadores cobram de Joci a prestação de contas, para saber sobre receita e despesas, e ações da diretoria do sindicato, que tem em torno de 260 filiados entre os quase oitocentos servidores públicos municipais.
Garante Cleomar que sindicato que não luta pelos ideais da categoria, não alcança os objetivos que resultam no bem-estar de todos. Temos que ir para as ruas, mostrar a população o que estão passando. Esta iniciativa tem que partir do presidente Jocivaldo Alves dos Santos, cobra Cleomar Menezes da Silveira. (79) 9966 9157.
Por Cláudio Messias