Durante entrevista concedida ao podcast do Portal SE Notícias, na noite da última segunda-feira, 22, o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), Helton Monteiro, fez um apelo ao secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, para que seja regularizado o pagamento dos profissionais contratados pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) que atuam na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju.
Segundo Monteiro, os médicos estão sem receber desde julho. “Os colegas que trabalham na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes não recebem. Até agora, só receberam o mês de julho. Isso representa um grande perigo que se tem em fazer sociedade por cotas, pois a empresa quarteiriza e segue devendo até hoje”, afirmou.

Presidente do Sindimed denuncia atraso de salários de médicos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes há mais de dois meses – Foto: Philipe Santos/SE Notícias
Ainda de acordo com o presidente do Sindimed, a justificativa apresentada pelo INTS aos médicos é de que o Estado não teria repassado os recursos. “A empresa responde para os médicos que é o Estado que não repassou o dinheiro. Então, Cláudio, se você está vendo essa entrevista, ou se a sua assessoria acompanhar, a INTS está dizendo que ainda não recebeu os valores do Estado e, por isso, não repassou aos profissionais”, completou Monteiro, em referência a Cláudio Mitidieri, atual secretário de Estado da Saúde.
Para assistir à entrevista completa com o presidente do Sindimed, clique aqui
Monteiro destacou que a situação causa insegurança e prejudica diretamente os trabalhadores da saúde. “Se fosse um trabalhador CLT, até o quinto dia útil o salário já estaria na conta. Estamos falando de dois meses de atraso. É preciso refletir sobre esse modelo de gestão e discutir com a sociedade”, ressaltou.
Resposta da SES
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o pagamento dos médicos neonatologistas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes está previsto para a próxima segunda-feira, 29 de setembro.
O Portal SE Notícias solicitou também o posicionamento do representante do INTS, que ficou de enviar uma nota. No entanto, até a publicação desta matéria não houve retorno. Seguimos à disposição.
Redação SE Notícias