No mês de setembro, a Energisa Sergipe realizou várias ações de combate ao furto de energia nos municípios da área de concessão. Somente na Grande Aracaju, foram identificadas 490 irregularidades somando 3GWh de energia recuperada, suficiente para abastecer 22 mil imóveis durante um mês. A Energisa alerta que essas irregularidades impactam a qualidade do fornecimento de energia e traz riscos de choques elétricos, podendo ocasionar acidentes fatais.
Durante as inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, foram encontradas irregularidades entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia. O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energisa, Bernard Gouveia, destaca que foram identificadas mais de 550 irregularidades, somente este ano, em unidades comerciais.
“No caso desses estabelecimentos comerciais, o risco se estende aos frequentadores dos locais e população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia. Qualquer intervenção na rede elétrica representa um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros”, alerta Bernard.
De janeiro a setembro, foram identificadas mais de 7 mil irregularidades e recuperados cerca de 17,8GWh de energia. A energia desviada é suficiente para abastecer aproximadamente 130 mil imóveis com consumo médio de 134 kWh, durante um mês.
Como denunciar
A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: ascom/Energisa