A reportagem do SE Notícias conversou com o presidente da Câmara Municipal de Itaporanga D’ Ajuda, Felipe Batalha Silveira Sobral (PP), eleito de forma unânime por seus colegas parlamentares no dia 01 de janeiro de 2021, para comandar a presidência do Poder Legislativo no biênio 2021-2022.
O presidente da Câmara Municipal de Itaporanga D’ Ajuda, fez um balanço das atividades da Casa Legislativa nesse primeiro ano, e anunciou concurso para o próximo ano.
Durante a entrevista, Felipe faz uma breve retrospectiva do seu mandato como parlamentar e presidente, e conta para a população sobre projetos que beneficiaram toda população Itaporanguenses.
Quem é Felipe Batalha Silveira Sobral?
Felipe Batalha Silveira Sobral, nasceu no dia 05 de dezembro de 1984, na cidade de Aracaju, é bacharel em Direito, graduado pela Universidade Tiradentes, casado e possui uma filha. É filho do saudoso Emanoel Silveira Sobral, ex-prefeito do município de Itaporanga D’Ajuda, de quem tem o maior exemplo de homem público.
Sua vida profissional iniciou como estagiário na Emgetis, e posteriormente no Banco do Estado de Sergipe, foi funcionário do Banese Card, e exerceu cargo na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Tribunal de Contas do Estado. Também prestou serviços relevantes ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – SENAC / SE, onde exerceu os cargos de assessoria e diretor de divisão administrativa e financeira da instituição.
Foi o vereador mais votado na cidade de Itaporanga D’Ajuda, com 694 votos, na eleição municipal de 2020. É Filiado ao partido Progressista, no qual é presidente municipal, e foi eleito presidente da Câmara Municipal de Itaporanga D’Ajuda para o biênio 2021-2022.
Presidente, mesmo diante da pandemia, o senhor ressalta que diversos projetos foram e estão sendo realizados na Câmara, a exemplo da Escola Legislativa. O que seria este projeto e o que a população deve esperar?
Assumimos dia 01 de janeiro de 2021, conforme regimento e leis maiores. A chapa, encabeçada por mim e eleita por unanimidade, hoje é composta por Felipe Batalha Silveira Sobral, como presidente, Renatinho, vice-presidente, Guilherme Mandarino primeiro Secretário e Ivan Luciano segundo secretário.
Reconheço que este ano atípico de pandemia restringiu muitas coisas, mas mesmo diante de algumas dificuldades, conseguimos avançar bastante aqui nessa casa, a exemplo da Escola do Legislativo, uma Instituição que desde o início do ano a gente tenta colocar em prática, e que terá o nome do meu saudoso pai, Manoel Silveira Sobral. Tenho certeza que a escola irá contribuir bastante com a capacitação dos vereadores, funcionários e a comunidade em geral, além, é claro, de aproximar o legislativo das crianças e jovens, para que todos entendam a importância e funcionamento da Escola.
Temos como pretensão, também, parceria com o Senado e a Assembleia Legislativa, trazendo o máximo de cursos e capacitações possíveis para todos os nossos cidadãos. Será realmente um grande avanço!
Que tecnologia foi aplicada na Câmara Municipal de Itaporanga para proporcionar ao cidadão o acompanhamento da sessões de sua casa?
Hoje, disponibilizamos um sistema de transmissão onde o cidadão de Itaporanga pode acompanhar as sessões de qualquer lugar que ele estiver, seja através das redes sociais ao vivo, ou logo após, por meio de gravações que serão disponibilizadas aos internautas. Além dessa inovação, implementamos também a questão dos tabletes, uma vez que os vereadores registram presença, acompanham pautas, e de forma remota e eletrônica, realizam as proposituras.
O estágio para ensino médio e superior é um projeto a ser realizado pela Câmara? Como irá funcionar este programa?
Vimos a necessidade de realizar um parceria que seja possível a contratação de estagiários para a Câmara Municipal de Itaporanga, reconhecendo que hoje o Poder Legislativo não tem condições financeiras para este tipo de contratação.
Portanto, busquei o Instituto Euvaldo Lodi, que faz a regulamentação dos estágios em Sergipe, qual faremos um convênio a fim de sermos credenciados e assim termos a condição ideal para contratarmos estagiários, conforme regulamenta a Lei.
Estamos confiantes de que, brevemente, a Câmara estará contratando estagiários do ensino médio e superior. Esse é mais um avanço e inovação! Até onde sei, não existe Câmara Municipal alguma com esse projeto. A nossa pretensão é que a Casa Legislativa seja, também, um local de aprendizado.
O que seria o empreendedorismo em sala de aula?
É um tema a ser abordado em sala de aula. Queremos, com isso, que os jovens quando assim finalizarem os seus estudos, tenham noção da importância do empreender e possam galgar suas profissões e escolhas com a conclusão do ensino médio.
Estamos alinhando isto com o Sebrae e a Secretaria de Educação, através de algumas reuniões, o que pode resultar na inclusão de matéria escolar ou matéria especial. Vale ressaltar que, é necessário passar pela aprovação pedagógica da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação.
Presidente, existe a possibilidade da realização de um concurso público?
Esse é um outro desejo nosso. Como estamos em ano de pandemia, existe a questão do decreto 173 do Governo Federal, que encerra-se em 31 de dezembro de 2021. Portanto, a partir de 01 de janeiro de 2022, estaremos aptos a darmos andamento a este concurso, com a previsão do preenchimento de três a quatro cargos. Em tempo hábil, queremos ainda no ano de 2022 convocar os concursados, tendo em vista que será um ano de eleição e existem regras para a convocação.
Sobre o projeto de energia solar para a Câmara, como irá funcionar e a partir de quando?
A Câmara é um prédio de 2003, ou seja, quase 20 anos que temos essa instalação elétrica. Quando essa Casa foi inaugurada eram nove vereadores, e hoje são treze, então quatro gabinetes a mais, bem como outros setores administrativos foram criados. Tendo isso em vista, analisamos a necessidade de uma reforma elétrica por completo, com a troca de disjuntores de entrada, instalações, fiação e iluminação, tudo sendo adaptado a nova tecnologia, com mais eficiência e economia.
Em seguida, prevemos também a licitação para a energia solar, tornando a Câmara de Vereadores autossustentável com relação a produção de energia solar.
Presidente Felipe, o que seria o Projeto Medalha de Honra?
Esse é um Projeto de Lei nosso, onde a gente cria a medalha de honra ao mérito parlamentar, prefeito Emanuel Silveira Sobral, meu pai que deixou o seu grande legado como gestor municipal e que merece essa homenagem. Tivemos aprovação de todos os vereadores e durante o ano de 2021, cada pessoa poderá indicar uma pessoa para receber esse prêmio. Doze parlamentares já fizeram suas indicações e no dia 16 de dezembro medalhas e títulos de cidadão Itaporanguenses serão entregues.
Neste primeiro ano de gestão, o presidente pretende implementar a plataforma elevatória para facilitar a acessibilidade. Como funcionará e a partir de quando?
Esse é um projeto que adiamos um pouco devido à pandemia, onde as sessões estavam sendo realizadas de forma remota, mas com o retorno do presencial, temos como pretensão tornar essa casa acessível às pessoas com deficiência através da plataforma elevatória. Temos fé em Deus que ano que em 2022 esse será mais um projeto realizado.
O presidente já tem posicionamentos quanto às eleições de 2022?
Sabemos que política é uma fotografia, “trata-se de momento”, então, faltando menos de um ano para as eleições 2022, acredito que exista muitos desenhos do que pode acontecer nos próximos meses e quais serão os possíveis candidatos. Mas, tenha certeza que o grupo do prefeito Otávio Sobral sairá unido em prol de um único objetivo, que é pensar no bem de Itaporanga D’´Ajuda. Tenho certeza de que teremos candidatos a deputado federal, estadual, senado e Governo. Tudo analisado com muito carinho. Hoje, em nosso agrupamento, existem alguns nomes que possam ser candidato a deputado estadual, entre eles o procurador do município, Marcelo Sobral, que vem desenvolvendo um excelente trabalho e se comunicando bem com a comunidade. Lideranças políticas da nossa região tem levantado essa bandeira e defendido o nome dele para pleitear uma cadeira na assembleia legislativa, e se o grupo realmente ratificar esse entendimento, Marcelo Sobral pode contar comigo e para esse projeto, tendo em vista que ele quer o bem do nosso município.
Ao final da entrevista, o presidente Felipe Batalha Silveira Sobral enfatizou que todo trabalho da Câmara tem sido feito com transparência, buscando obter 100% na avaliação dos órgãos de controle, mantendo, também, um bom relacionamento com o Poder Executivo, e que o povo é e sempre será a bandeira de todos os vereadores.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias