Governo do Estado entra com denúncia contra prefeito de Itaby que se vacinou primeiro
O governador Belivaldo Chagas (PSD), através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), vai entrar junto ao Ministério Público Estado (MPE) com denúncia contra o prefeito de Itabi, Junior Amyntas (DEM), que desobedeceu aos protocolos e tomou a vacina contra a Covid-19, primeiro que toda a população.
A PGE vai solicitar apuração e punição ao prefeito Junior Amyntas, que se precipitou em tomar a vacina, desobedecendo as instruções determinadas.
A Vacina que está sendo distribuída em Sergipe tem que ser direcionada inicialmente para quem trabalha na área da Saúde e atende a pessoas infectadas pelo Virus-19. Além disso, a vacina pode faltar para um profissional dessa área de alto risco, que está na linha de frente para atender que pacientes.
Fica claro que em qualquer outro município que aconteça esse tipo de atos de gestores e parlamentares nos municípios, todas as medidas serão adotas para que se mantenha a preferência absoluta aos profissionais da área de Saúde.
Deverão comparecer no Centro Administrativo da Saúde (CAS) na próxima quarta-feira, 20, das 8h às 11h30, e das 14h às 16h30 duas categorias: enfermeiro generalista, seguindo a ordem de classificação do 341º ao 348º e médico clínico geral do 1º ao 16º.
Todos esses profissionais devem portar os documentos comprobatórios necessários. A lista completa dos classificados, bem como a lista com os documentos necessários está disponível no endereço eletrônico www.saude.se.gov.br
Diante da grande repercussão negativa, a Secretaria de Saúde de Itabi emitiu uma nota tentando justificar a vacinação do prefeito.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Itabi informa que as vacinas para o enfrentamento da Covid-19 foram recebidas hoje, dia 19/01/2021, com segurança, pela equipe da secretaria, e a continuidade do programa de vacinação seguirá o cronograma e o público-alvo estabelecidos pelas autoridades sanitárias competentes – a começar pelos profissionais de saúde –, dados que serão divulgados pela equipe gradativamente nas redes sociais para o conhecimento de todos, em atenção ao princípio da publicidade administrativa.
A Secretaria explica, ainda, que, segundo o Informe Técnico “Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19”, elaborado pelo Ministério da Saúde, é “facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local”, razão pela qual o prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população Itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito – o que não configura um ato de caráter político, como tem sido equivocadamente interpretado e taxado, mesmo porque chefes do executivo em outros Municípios e Estados também têm sido imunizados, embora alguns não registrem em fotos e vídeos para tornar público e transparente esse incentivo à imunização.
Na mesma ocasião, foram imunizadas uma profissional da equipe de vacinação do município, uma pessoa com comorbidades, presente na clínica naquele momento, e também um médico, conforme as determinações do Ministério da Saúde. A Secretaria aproveita a oportunidade para reafirmar o compromisso com a veracidade dos fatos e com o prosseguimento da campanha de imunização em consonância com as diretrizes sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, prezando sempre pela saúde e pelo bem-estar dos Itabiense, e ressaltando a segurança e a eficácia da vacina contra a Covid-19.”.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações do portal Destaque Notícias