A Prefeitura de São Cristóvão deu mais um importante passo na informatização do sistema das unidades de Saúde do município. Nesta terça-feira (05/12), os 160 agentes comunitários de saúde começaram a receber tablets que serão usados durante as visitas aos domicílios Saúde da Família (ESF)com o aplicativo e-SUS AB Território.
O dispositivo será usado para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo, assim, melhor gestão da saúde na cidade, dada a riqueza de informações que poderão ser disponibilizadas por meio do novo sistema.
A cerimônia de entrega no auditório da Didática VI da UFS (Universidade Federal de São Cristóvão), local onde também ocorre o curso de capacitação para uso dos aparelhos até a próxima quarta-feira. Já na quinta e sexta, a capacitação acontece na Casa Paroquial, no Centro Histórico. Na ocasião, o prefeito Marcos Santana esteve no local durante a entrega e falou sobre os benefícios que o uso das ferramentas trará para os profissionais e para a população.
“Hoje estamos dando mais um passo para melhorar a vida das pessoas no que toca ao atendimento feito pela Atenção Básica, que tem como os agentes comunitários de saúde o elo principal que está na gestão e aponta aqueles que realmente precisam dos nossos serviços. Os tablets serão ferramentas que irão racionalizar o trabalho dos agentes e reduzirá o tempo de resposta que temos que dar para as pessoas”, destacou o prefeito.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Fernanda Santana, a aquisição da nova tecnologia por parte do município fará com que as informações sobre a população chegue mais rápido ao Ministério da Saúde. “Atualmente os agentes de saúde constroem as informações junto a comunidade e entregam a Central de Processamento de Dados (CPD) para que as equipes façam a inserção das informações no sistema do Ministério, e isso leva um tempo. Com esse equipamento os próprios agentes farão a inserção das informações no sistema. Essa é uma forma também de valorizar os nossos profissionais, qualificando eles e dando condições para que essas pessoas exerçam suas funções”, pontuou a secretária.
O técnico de informação da secretaria de saúde, Aroldo de Melo Santos, explica que através da utilização do aplicativo e-SUS AB Território, os agentes terão um rendimento de 80% no trabalho. “A partir de hoje eles já irão para o campo, com os tablets na mão desenvolvendo o trabalho deles, com um rendimento de 80%. De qualquer local onde estejam que possua conexão com internet, eles poderão fazer a sincronização das informações. Hoje os agentes terão autonomia para desenvolver o trabalho deles, sem depender do papel e do CPD”, explicou.
Atuando como agente de saúde há 13 anos, Jussara Castro, aprovou a nova aquisição da Prefeitura de São Cristóvão. “Vejo como uma evolução do trabalho. Vai ser bem mais prático, as respostas serão em tempo mais hábil. Isso irá facilitar nosso trabalho e irá beneficiar a população, justamente por conta desta resposta que o Ministério da Saúde dará para a necessidade que a comunidade coloca para nós”, apontou.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/PMSC