No próximo sábado, 13, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá intensificar as ações de vacinação contra o Vírus Influenza (H1N1) em todas as unidades básicas de saúde do município. Neste dia os postos estarão abertos e as vacinas disponíveis durante todo dia para o público alvo da campanha. Os trabalhos fazem parte do Dia D de vacinação contra Gripe, que acontece em todo o país e tem como principal objetivo potencializar o acesso da população às doses, garantindo uma maior abrangência no número de imunizações.
A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi iniciada em todo Brasil no último dia 17 de abril, e segue até o próximo dia 26 de maio. Em 23 dias de vacinação cerca de 11.200 pessoas já foram imunizadas contra o vírus, contudo a meta da SMS é vacinar 90% da população alvo, cerca de 30 mil pessoas, até o final da campanha. Segundo o Ministério da Saúde, o principal objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza.
As doses são direcionadas, principalmente, para as populações mais vulneráveis, porque são as que mais adoecem e as que apresentam o maior número de óbitos. No entanto, ao final da campanha, as vacinas que sobrarem poderão ser distribuídas para todos os cidadãos que procurarem as Unidades de Saúde. Não deixe para procurar os postos de última hora, aproveitem a realização do Dia D e fiquem em dia com o calendário vacinal.
População alvo
Assim chamado o grupo prioritário que receberá a vacina durante essa campanha, a população alvo engloba:
- Crianças de 06 meses a menos de 05 anos;
- Idoso de 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Puérperas até 45 dias após o parto;
- Profissionais da área de saúde (levar comprovação);
- Pacientes com morbidade;
- Presidiários;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas;
- Funcionários do sistema prisional;
- População indígena;
- Professores atuantes das redes pública e privada (levar comprovação).
*Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
Fonte: ANSocorro