A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Conselho Superior, deu posse nesta segunda-feira, 14, a dez novos defensores aprovados no IV concurso público de provas e títulos. A solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, que no ato representou o governador Fábio Mitidieri.
Com a entrada desses dez novos servidores, o quadro de defensores públicos da instituição passa a contar com um total de 111 membros, dos quais 26 foram empossados somente neste ano. Para o secretário Jorginho Araujo, o chamamento desses novos defensores reflete o esforço contínuo do Governo de Sergipe para atender às demandas da população e garantir a defesa dos mais vulneráveis.
“A Defensoria Pública do Estado é um órgão que tem um papel fundamental na busca pela equidade e na garantia dos direitos dos cidadãos sergipanos. Assegurar a atuação desses profissionais em cada comarca do estado é, antes de tudo, um compromisso com a cidadania, com a defesa dos menos favorecidos e com a construção de uma sociedade mais justa”, destacou Jorginho Araujo.
Ele também reforçou a responsabilidade do Governo do Estado com o fortalecimento da Defensoria Pública e o pleno exercício de seus defensores. “Trago aqui a mensagem do governador Fábio Mitidieri, que tem o carinho, o respeito e a admiração pelo importante trabalho realizado pela Defensoria Pública. Tenham a certeza de que vocês contam com um governador parceiro, que reconhece a excelência dos trabalhos conduzidos por nossos defensores. Prova disso está na participação ativa do órgão no ‘Sergipe é aqui’, programa de Governo Itinerante que leva à população dos municípios o trabalho da Defensoria Pública”, acrescentou.
A importância da atuação dos novos defensores na promoção da cidadania, assim como os avanços constatados na pasta nos últimos meses, foram ressaltados pelo defensor público geral, Vinícius Barreto. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro no crescimento e na interiorização da Defensoria Pública em Sergipe. Nos últimos 20 meses, quase quadruplicamos a atuação da Defensoria nos municípios do estado”, frisou.
Convidado para discursar em nome dos colegas empossados, o defensor público Frederico Alves de Fernandes enfatizou o momento de realização e as expectativas para o início dos trabalhos. “Este é um momento de celebração. Foram dias e dias de renúncia, de estudos, para chegarmos a este merecido momento. Nosso papel a partir de hoje é trabalhar para consagrar o que preconiza a Constituição, na defesa dos menos favorecidos economicamente. Defensoria Pública é uma função essencial para a vida”, disse.
Novos defensores
Foram empossados como novos defensores públicos do Estado de Sergipe: Betina Schreiner, Bruna Rocha Cavalcanti, Carla Viviane Oliveira do Nascimento, Frederico Alves de Fernandes, Ivahyr Pessoa Lebre Silveira, Ludne Nabila de Oliveira Barroso, Luiz Faustino Correa Freire, Marco Antônio Chaves da Silva Filho, Nathalie Celestino Ribeiro de Oliveira e Nina Araújo Melo Leal.
A solenidade contou com as presenças da deputada estadual Linda Brasil, que no ato representou a Assembleia Legislativa de Sergipe; do vereador Fabiano Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Aracaju em exercício; da conselheira e corregedora Geral do TCE/SE, Angélica Guimarães; do presidente da OAB-SE, Danniel Alves Costa; do procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello; além de servidores da Defensoria Pública, conselheiros, familiares e amigos dos novos servidores empossados.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Agência Sergipe de Notícias