Por Joedson Telles – Universo Político.com
Machado cobra ao governo humildade e diálogo permanente com a oposição para aprovar o Proinveste
O vice-prefeito diplomado de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), afirmou, na noite desta quarta-feira 19, que o governo do Estado precisa entender que, como não tem maioria para impor a sua vontade no tocante ao Proinveste, precisa “gastar verbo” para convencer os deputados da oposição. “Os deputados não têm direito de ter sua opinião? Claro que tem. Convença-me governo. Se o governo tem dificuldade de relacionar os projetos, imagine de executar as obras. Falta diálogo. E tem que ter diálogo permanente com a oposição. A coisa começou errada. O líder do governo querendo urgência. Precisamos pensar. Nós políticos temos que dar exemplo. Ora: eu tomei essa atitude, mas pensei antes?”, indaga o vice-prefeito.
Segundo José Carlos Machado, pensar significa planejar, redirecionar, chegar à conclusão de que é preciso conversar com aliados, adversários. “Eu tenho que entender que posso estar errado. E, se estou errado, devo recuar. Temos que pensar com letra maiúscula. Preciso tomar R$ 727 milhões emprestados. Então, relacione quais serão os investimentos. A oposição pode concordar com quase tudo, mas pode discordar também. Por que? Porque pode ter algo mais importante. Uma obra estruturante para Sergipe. Uma obra que faça o estado crescer. A economia crescendo e garantindo condições para que o Estado pague o empréstimo”, detalhou.
Machado observou ainda que o secretário da Fazenda, João Andrade, diz que passou cinco horas explicando, esclarecendo, tudo aos deputados, mas não convenceu. “Não foi didático o suficiente para convencer.Prova que terá que passar mais horas até convencer. Quem precisa tem que ter, sobretudo, humildade. O governo não tem maioria. Então, se impõe ao governo disposição para o diálogo. E quem busca o diálogo não pode ser agressivo. O diálogo entre oposição e o governo tem que ser permanente. O governador tem que escolher uma pessoa para manter este diálogo. De forma que a oposição ao ver essa pessoa veja o governo. O governador. Silvio Santos já é um bom começo. Pode ajudar. Fazer um bom trabalho”, acredita.