Por Joedson Telles – Universo Político
Ao sair em defesa do companheiro de partido, o deputado Rogério Carvalho (PT), acusado de ser o coveiro da saúde pública de Sergipe, em alusão ao caos flagrante na área, o vereador Emmanuel Nascimento afirmou, na tarde desta terça-feira 11, que Rogério é um político injustiçado não apenas pelo que fez pela saúde pública, mas, sobretudo, pelas críticas da oposição.
“Isso é uma injustiça muito grande que se faz com Rogério Carvalho. É a mesma coisa que a gente dizer que João Alves é coveiro da saúde. Ele passou três anos governando o Estado. Resolveu os problemas da saúde? Albano passou oito anos, resolveu? Valadares resolveu? Quem foi que resolveu? Aí todo mundo é coveiro?”, indagou o vereador Emmanuel Nascimento. O apelido foi dado a Rogério pelo deputado federal Mendonça Prado (DEM).
Segundo Emmanuel Nascimento, a saúde é uma área difícil e complicada, mas todos os gestores deram sua contribuição. As críticas feitas a Rogério, explica, tem caráter bem mais político. “Como as pessoas enxergam Rogério como uma estrela, uma liderança nascente, que está surgindo, todo mundo quer bater. Considero e gosto muito do meu amigo Mendonça Prado, mas ele não pode dizer isso. Se Rogério Carvalho fosse ruim, o povo não o elegeria deputado estadual e depois federal mais votado. Então, tem que respeitar o mérito deste rapaz. Gostaria que todo mundo desse a contribuição à saúde que Rogério deu”, disse Emmanuel.
O vereador petista admitiu que o aliado não resolveu os problemas da saúde, mas enfatizou que o petista aumentou o número de médicos e, praticamente, foi quem implantou o sistema conhecido como ‘Médico da Família’. “Aumentou a quantidade de agentes de saúde em Aracaju, reduziu a mortalidade infantil… fez um grande trabalho. Agora, as pessoas não resolvem, como este governo em seis meses, aí vamos atacar Rogério?”, indagou.
Emmanuel explicou, por fim, que Rogério Carvalho é alvo de críticas porque já entrou na Secretaria de Saúde como político, uma vez que já era deputado estadual. Segundo Emmanuel, por conta disso, oposição e até aliados do próprio Rogério Carvalho passaram a criticá-lo. “Todo mundo aproveitou . Até pessoas do nosso partido discordaram da forma como Rogério conduziu a saúde. O que é natural. Agora dizer que é coveiro da saúde? Vá ver os hospitais. O problema da saúde é nacional”, disse.