A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou de 11 para 24 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), e mais 1 equipe de Saúde Prisional no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), chegando a 100% de cobertura da Atenção Básica. Até 2017, eram 11 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). E hoje, São Cristóvão já soma 24 equipes.
As equipes de saúde bucal também foram ampliadas e passaram de 11 para 16 na Rede de Atenção Básica do município. As equipes de ESF são formadas por um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, todos com carga de 40 horas de trabalho semanal.
As novidades foram trazidas pelo prefeito, Marcos Santana, e pela Diretora de Atenção à Saúde, Mayra Oliveira, em live transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal.
A atuação das equipes ocorre nas UBSs; nas residências, por meio das visitas dos agentes comunitários; e na mobilização da comunidade, criando vínculos de compromisso e de corresponsabilidade entre a população e os profissionais da saúde. Essa interação permite que as equipes acompanhem de perto a situação de cada indivíduo e família, priorizando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
“Dentre os benefícios da Estratégia de Saúde da Família, está a prestação de um atendimento de qualidade e continuidade, que trabalha a integralidade da família e garante assim o acesso a assistência e a prevenção, com atendimentos por agendamento, com demanda espontânea, além das visitas domiciliares e buscas ativas”, destaca o prefeito Marcos Santana.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Redação SE Notícias