O 39º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) deixou acontecer naturalmente e garantiu mais uma atração para a alegria do público: o Grupo Revelação vai eternizar o caso de amor com o Palco João Bebe Água e fazer toda praça São Francisco cair no pagode logo no primeiro dia do Fasc. Com 30 anos de história e vários sucessos conhecidos pelo público, a banda será mais um grande nome a abrilhantar o evento, que começou hoje, 29, e segue até 1º de dezembro.
Um dos maiores festivais de cultura popular do país acontece em São Cristóvão. O Fasc reúne milhares de pessoas pelas ruas da cidade mãe de Sergipe para acompanhar as diversas manifestações artísticas. Museus, debates literários, espetáculos teatrais, cinema, mostras de arte, cortejos e, claro, as atrações musicais.
O Grupo Revelação foi fundado em 1994, no subúrbio do Rio de Janeiro, e se destacou nas rodas de samba até ser descoberto pelo produtor musical Bira Haway, em 1997. A partir desse encontro, o grupo ingressou no mercado fonográfico, lançando álbuns de grande sucesso nacional, como Revelação, Virou Religião e Ao Vivo no Olimpo. Outros projetos de destaque incluem Novos Tempos, Velocidade da Luz, Aventureiro e os DVD Ao Vivo no Morro 1 e 2, gravados no Morro da Urca.
Após a saída do vocalista Xande de Pilares, o grupo introduziu David como cantor principal e lançou os álbuns O Bom Samba Continua – Ao Vivo e Vol. 2, com produção de Bira Haway. Em 2018, uma nova fase começou com Jhonatan Alexandre, o “Mamute”, assumindo o vocal principal como cavaquinista, marcando uma renovação no som e no repertório. Assim como Mamute, Beto Lima, Artur Luis, Mauro Jr, Sérgio Rufino e Rogerinho formam o atual elenco da banda.
Sobre o Fasc
Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.
Para contemplar todas essas manifestações culturais, os palcos João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz são espaços confirmados este ano. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon e no Salão de Literatura Manoel Ferreira.
O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese e MTur/Sesc patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE – Sistema Engenharia e da Colortex.
Programação musical do Fasc
Sexta-feira (29)
PALCO JOÃO BEBE ÁGUA
Liberty Soul – 19h30
Timbalada & Afrocidade – 22h
Grupo Revelação – 00h
Tasha & Tracie – 02h
PALCO FREI SANTA CECÍLIA
Oduma – 19h
Samba do Arnesto – 21h
Mãeana – 23h
Heitor Mendonça canta Belchior – 01h
PALCO SAMBA NA BICA
Samba Nuaá – 13h
Trakinagem – 15h
MÚSICA NA IGREJA
Diego Lima (Projeto ‘ViolãoCello’) – 15h
Denisson Oráculo – 17h
Sábado (30)
PALCO JOÃO BEBE ÁGUA
Serigy All-Stars – 20h
Marina Lima – 22h
Baiana System – 00h
The Baggios – 02h
PALCO FREI SANTA CECÍLIA
Nine Senses – 18h
Filipe Catto – 19h20
Lamparina – 21h20
Iggo Centaura – 23h20
Descidão dos Quilombolas – 01h20
PALCO SAMBA NA BICA
Danilo Duarte & Os Beneditos – 11h
Samba de Salto – 13h
MÚSICA NA IGREJA
Orquestra Jovem de Sergipe – 13h
Nino Karvan e Heitor Mendonça – 15h
Membrana – 17h
Domingo (1º)
PALCO JOÃO BEBE ÁGUA
Joba Alves (De Gonzaga a Gonzaguinha) – 19h
Arnaldo Antunes – 21h
Clinton Fearon – 23h
Don L – 01h
PALCO FREI SANTA CECÍLIA
Francisco El Hombre – 18h
Nêga Doce – 20h
Mombojó – 22h
Los Sebosos Postizos – 00h
PALCO SAMBA NA BICA
Fulgêncios – 11h
Samba Deles – 13h
–
MÚSICA NA IGREJA
Small Big Band – 15h
Trio Crav&roza – 17h
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: ascom/PMSC