A deputada Maria Mendonça (PP) defendeu mais investimentos na educação como alternativa para conter o avanço da criminalidade no país. Após ouvir explanação do presidente da empresa Reviver, Odair Conceição, responsável pela administração de três unidades prisionais do Estado, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), hoje, a parlamentar pontuou algumas questões e lamentou que a elevada taxa de 70% de reincidência dos presos no Brasil seja reflexo da ausência de oportunidades de qualificação e emprego. “Quando educação for prioridade neste país, vamos reduzir esses índices em que o Brasil desponta negativamente”, enfatizou.

Maria cobra investimento na educação para redução da reincidência criminal. (Foto: arquivo/Ascom)

Maria cobra investimento na educação para redução da reincidência criminal. (Foto: arquivo/Ascom)

Qualificando como “um caos” o sistema carcerário estadual e nacional, a deputada ressaltou que a superlotação e a condição física dos presídios gera risco aos custodiados e aos agentes prisionais. Para ela, o problema requer dos governantes “uma reflexão profunda e coragem de fazer as mudanças necessárias para que, de fato, esse sistema possa ser melhorado”.

 

Maria Mendonça considerou que, se as iniciativas já adotadas pelo Poder Público ainda não surtiram o efeito necessário, no sentido de melhorar a segurança da população, significa que o “Brasil está trabalhando na contração” daquilo que se espera em relação a execução penal. No entanto, segundo a deputada, há sim, meios para reverter o problema. “O caminho é a educação”, apontou.

De acordo com Maria, o Anuário Socioeconômico de Sergipe revelou que 23% dos jovens sergipanos estão sem trabalhar e sem estudar, o que, em muitos casos resulta na inserção deles no mundo das drogas e, consequentemente, do crime. Maria defende a implementação de políticas públicas como alternativa para “valorizar a cidadania, garantindo ao cidadão os direitos que a Carta Magna lhe assegura, e através delas, mudar essa situação desesperadora”.

Logo-fone-1-2-1-2-4-6-1-1

Acompanhe também o SE Notícias no TwitterFacebook e no Instagram

Da Assessoria Parlamentar