Na tarde de quarta-feira, 24, o professor Valter Joviniano de Santana Filho recebeu o cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) da professora Liliádia da Silva Oliveira Barreto, que assumiu a gestão pro tempore da instituição entre novembro de 2020 e março de 2021. A solenidade de transmissão de cargo ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores, localizada no campus São Cristóvão, com exibição ao vivo no canal da UFS no YouTube. O público foi restrito como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.
Em seu discurso, o professor Valter Santana ressaltou os desafios a serem enfrentados, em especial durante a pandemia. “Hoje temos uma universidade transformada e que se expandiu. Iremos trabalhar para melhorar os indicadores, com transparência, com eficiência na aplicação dos recursos públicos e buscando a participação de todos. O momento exige ação, vigilância e cautela, além de esforço mútuo para que a UFS trilhe o caminho da estabilidade e do diálogo”, pontuou o reitor, que assume o mandato pelos próximos quatro anos.
Por sua vez, a professora Liliádia Barreto agradeceu à sua equipe pelos quatro meses de cooperação mútua. “Foi um momento importante para a universidade, de reflexão, em um contexto de pandemia, de tantas inseguranças. Um momento de parar e pensar sobre democracia, autonomia, enfim, foi uma oportunidade ímpar. Agradeço a todos pelo coleguismo e respeito nesses quatro meses de aprendizado. Volto agora, como servidora que sou, e estou à disposição da universidade para contribuir”, afirmou Liliádia.
Equipe gestora
Foram empossados o vice-reitor Rosalvo Ferreira, os pró-reitores Dilton Maynard (Graduação), Lucindo Quintans (Pós-Graduação e Pesquisa) e Marcelo Mendes (Assuntos Estudantis), além do superintendente de Tecnologia da Informação, Andrés Menéndez.
Os pró-reitores de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, e de Administração, Abel Smith, foram reconduzidos ao cargo. A equipe também é composta pelo chefe de Gabinete, José Antonio Barreto.
Nomeação e posse
Por meio de decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o professor Valter Santana foi nomeado para exercer o cargo de reitor da UFS no dia 17 de março. Em 22 de março, ele foi empossado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Brasília.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/UFS