Prefeitura de Pacatuba realiza 1º mutirão para detectar glaucoma | SEnoticias
|

Prefeitura de Pacatuba realiza 1º mutirão para detectar glaucoma

 

 

 

Foi realizado na última sexta-feira (4), em Pacatuba, o primeiro Mutirão para diagnosticar o glaucoma, doença que provoca perda da visão. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, no Grupo Escolar João Machado Rollemberg Mendonça, e contou com uma grande procura, atingindo um público superior a 140 pessoas, das 7h às 16h. O objetivo foi detectar o diagnóstico precoce da doença entre a população.

 Usuário do SUS fazendo o exame. (Foto: T. Dantas Comunicação)


Usuário do SUS fazendo o exame. (Foto: T. Dantas Comunicação)

 Durante todo o dia foi realizado o chamado teste de risco, a fim de diagnosticar as pessoas com mais chances de adquirir a doença e encaminhá-las aos exames de diagnóstico do glaucoma. Há um ano, a aposentada Maria José descobriu que estava com o problema. “Eu estava com pressão alta e não sabia. Daí tive muita dor na cabeça, que não tinha comprimido que desse jeito”, relembra.

 Uma das formas de controlar a doença é através do uso de colírios. Os usuários do SUS diagnosticados com o glaucoma receberam o medicamento e já começaram de imediato o tratamento. O oftalmologista responsável pelos diagnósticos já agendou o retorno dos pacientes para o dia 22 de outubro.

 O primeiro Mutirão de glaucoma ocorreu com sucesso no Grupo Escolar João Machado Rollemberg Mendonça.(Foto: T.Dantas Comunicação)


O primeiro Mutirão de glaucoma ocorreu com sucesso no Grupo Escolar João Machado Rollemberg Mendonça. (Foto: T.Dantas Comunicação)

 A secretária de Saúde de Pacatuba, Maria Jairlene Cardoso, explicou que, acompanhando o dia a dia desses idosos, via todo o sofrimento deles por não enxergarem bem. “Para eles era muito sofrido. Quando fazíamos a busca ativa, muitos não se cadastraram por receio do diagnostico positivo. Hoje, com o depoimento dos que fizeram, temos cerca de 54 pessoas com os mesmos problemas querendo fazer o tratamento”, destacou.

 Graças a uma parceria realizada pela Prefeitura de Pacatuba e o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE) durante todo o dia foram realizados o diagnóstico precoce, a fim de diagnosticar as pessoas com maiores chances de adquirir a doença e encaminhá-las aos exames de diagnóstico do glaucoma. Cinquenta profissionais de saúde, entre médicos oftalmologistas, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde participam da iniciativa.

 Foram atendidos 141 pessoas dos quais 54 tiveram diagnostico positivo para glaucoma (39)% taxa bastante alta. Participaram da ação morados dos povoados: Santana dos Frades, Maracujá, Tigre,Timbó, Golfo, Lagoa Grande, Fazenda Nova, Campinas, Cobra D’Água, Aragão, Alagoinhas, Piranhas, Boca da Barra, Acarajé, Oitizeiro, Garatuba, Ponta dos Mangues e Brejão do Itioca.

 Entenda sobre o Glaucoma

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica.

 Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tubular”, ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica é ausente.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a segunda principal causa de cegueira no mundo. Este dano óptico geralmente é causado por um aumento da pressão dentro do olho, mas pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma. Por isso que o diagnóstico precoce e tratamento do glaucoma são as chaves para prevenir a perda de visão.

Postado por on 9 out 2013. Filed under Municípios. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response or trackback to this entry

1 Comentário para “Prefeitura de Pacatuba realiza 1º mutirão para detectar glaucoma”

  1. JOÃO GARCEZ

    O Vereador José Cuica apoio essa iniciativa da Prefeitura, e reafirmou seu compromisso com o Povo de Pacatuba. Parabéns Prefeito.